Deputado anuncia pedido da 'CPI do Esgoto' na Assembleia para investigar leilão de saneamento da Cagepa
Por João Paulo Medeiros - JP Online Segunda-Feira, 18 de Maio de 2026
O leilão promovido pela Cagepa na última sexta-feira (15), em São Paulo, para transferir à iniciativa privada os serviços de saneamento em 85 municípios paraibanos, tem repercutido muito na política paraibana e também nas redes sociais. E não poderia ser diferente.
A Parceria Público-Privada (PPP) entre a Cagepa e a empresa espanhola Acciona foi formalizada praticamente às vésperas do processo eleitoral deste ano e teve uma negociação bilionária.
Do ponto de vista da política, a iniciativa do governador Lucas Ribeiro (PP) conseguiu unir todos os setores da oposição. Desde o advogado Olímpio Rocha, do PSOL, ao senador Efraim Filho, do PL, todos criticaram a forma como a PPP foi conduzida.
Também fizeram críticas o senador Veneziano Vital (MDB), o ex-prefeito Cícero Lucena (MDB) e o ex-governador Ricardo Coutinho (PT). Mas foi o pré-candidato ao Senado e deputado estadual, André Gadelha (MDB), que deu um passo a mais no debate.
Ele anunciou que apresentará essa semana um pedido de instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na 'Casa' para investigar o caso.
Gadelha até já classificou a proposta: a 'CPI do Esgoto'.
Outro lado
O presidente da Cagepa, Marcus Vinícius, concedeu entrevista ao Bom Dia Paraíba e à Rádio CBN nesta segunda-feira (18). Ele voltou a afirmar que a Companhia continua sendo do Estado da Paraíba e que a PPP não significa uma "privatização" da empresa.
O diretor disse ainda que não caberia à Cagepa fazer avaliação sobre a citação da Acciona em um escândalo de corrupção na Espanha e afirmou que a Companhia e os órgãos de fiscalização irão a execução dos serviços.
Marcus Vinícius defendeu o modelo e lembrou que a PPP estabelece um investimento de R$ 3 bilhões no Estado.