Compartilhe

Apagão em redes da Microsoft é mais amplo e paralisa diversos serviços ao redor do mundo

Por Brasil 247    Sexta-Feira, 19 de Julho de 2024


Nesta sexta-feira (19), uma pane em sistemas de computadores, supostamente ligada à Microsoft, causou transtornos em diversas indústrias. Voos nos Estados Unidos foram cancelados, transmissões de televisão no Reino Unido foram interrompidas e as telecomunicações na Austrália foram afetadas. A Microsoft informou por meio da plataforma X que estava trabalhando para “minimizar o impacto de maneira acelerada”. Usuários do Microsoft em todo o mundo, incluindo bancos e companhias aéreas, relataram interrupções generalizadas na sexta-feira, algumas horas após a empresa de tecnologia declarar que estava corrigindo gradativamente um problema que afetava o acesso aos aplicativos e serviços do Microsoft 365. A causa, a natureza exata e a escala da interrupção permaneciam incertas, de acordo com informações do serviços News Wires.

A Microsoft sugeriu em publicações no X que a situação estava melhorando, mas ainda eram reportadas escaladas de interrupções horas depois. O site Down Detector, que monitora interrupções de internet relatadas por usuários, registrou um aumento nas interrupções em serviços da Visa, ADT Security e Amazon, e em companhias aéreas incluindo American Airlines e Delta.

Na Austrália, veículos de notícias relataram que companhias aéreas, provedores de telecomunicações, bancos e emissoras de mídia enfrentaram interrupções ao perderem acesso a sistemas de computador. Bancos na Nova Zelândia também reportaram falhas de conexão. O Microsoft 365 comunicou no X que a empresa estava “trabalhando no redirecionamento do tráfego impactado para sistemas alternativos para aliviar o impacto de forma mais rápida” e que estava “observando uma tendência positiva na disponibilidade do serviço”. A empresa não respondeu a pedidos de comentários e não forneceu explicações adicionais sobre as causas da interrupção.

Na Austrália, as interrupções afetaram bancos como NAB, Commonwealth e Bendigo, além das companhias aéreas Virgin Australia e Qantas, e provedores de internet e telefone como Telstra. Veículos de mídia australianos, incluindo a ABC e a Sky News, foram impedidos de transmitir em seus canais de TV e rádio, e reportaram desligamentos súbitos de computadores baseados em Windows. Um usuário do X publicou uma captura de tela de um alerta da empresa Crowdstrike, que mencionava estar ciente de “relatos de falhas em hosts Windows” relacionadas à sua plataforma Falcon Sensor. O alerta foi postado em um site da Crowdstrike protegido por senha e não pôde ser verificado. A Crowdstrike não respondeu a pedidos de comentários.

Bancos no Brasil têm instabilidade após apagão cibernético e clientes reclamam nas redes

 

Aplicativo do Bradesco — Foto: Divulgação

Aplicativo do Bradesco — Foto: Divulgação

Alguns bancos e fintechs brasileiros apresentavam problemas em seus aplicativos nesta sexta-feira (19), após um apagão cibernético que afetou vários lugares ao redor do mundo.

O site Downdetector, que acusa problemas em canais digitais, apontava reclamações em pelo menos quatro instituições financeiras: Banco Pan, Bradesco, Neon e Next.

Vários clientes também reclamavam nas redes, alertando que os aplicativos estavam fora do ar e relatando problemas para fazer login e pagamentos. Procurado, o Bradesco afirmou que os sistemas dos seus canais digitais ficaram indisponíveis nesta manhã por conta do apagão cibernético global.

"Equipes estão atuando para regularização o mais breve possível. Os terminais de autoatendimento do banco funcionam normalmente", informou o banco em nota.

As demais instituições financeiras não haviam respondido até a última atualização desta reportagem.

Em seu perfil no X (antigo Twitter), o Bradesco informava aos clientes para que tentassem acessar o aplicativo mais tarde.

Bancos de vários países relataram problemas em suas operações ou interrupções significativas na madrugada desta sexta-feira (19). Na Austrália, por exemplo, o Commonwealth Bank, maior banco do país, afirmou que alguns clientes não conseguiram transferir dinheiro devido à interrupção de serviços.

O mesmo aconteceu com a Capitec, da África do Sul, que informou que pagamentos com cartão, caixas eletrônicos e serviços de aplicativos sofreram interrupções significativas e precisaram ser restaurados.

Além disso, várias grandes mesas de negociação de petróleo e gás em Londres e Cingapura estavam lutando para executar negociações após o apagão cibernético.

« Voltar

Destaques

DECIDIDO

Alexandre de Moraes mantém decreto do IOF do governo, mas revoga cobrança sobre risco sacado

DESCOBERTA

STF acredita que Donald Trump prepara fuga de Jair Bolsonaro para os EUA

ESTATÍSTICAS

Para 72% dos brasileiros, Trump erra ao taxar Brasil alegando perseguição a Bolsonaro

ESTATÍSTICAS

Aprovação de Lula sobe após embate com Trump por tarifas sobre produtos brasileiros, aponta Quaest

Veja também...

DESENVOLVIMENTO

Parceria entre Cacimba de Areia e Sebrae busca explorar potencialidades turísticas do município

EMBATE

Hugo Motta deixará congresso sob alerta para possível resposta ao governo americano durante recesso

ELEIÇÕES 2026

Hugo Motta fala em 'união pela Paraíba' após encontro com Cícero, Aguinaldo e Mersinho