Se aproximando do período de recesso parlamentar, o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), afirmou que os parlamentares estarão em estado de alerta para a possibilidade de responder (caso necessário) a crise do “Tarifaço”. A declaração foi feita na TV Câmara.
Os deputados poderão ser convocados em caráter extraordinário para deliberar sobre eventuais medidas legislativas que demandem autorização do Parlamento:
“Penso que as conversas ainda estão no período inicial, estão sendo capitaneadas pelo Poder Executivo, e estamos prontos para agir. Aquilo que precisar da ação do Congresso, não tenho dúvidas, será feito – mesmo no período em que as atividades estão paralisadas”, declarou.
O parlamentar destacou que a resposta brasileira às tarifas anunciadas por Trump será firme, responsável e, se necessário, imediata:
“Se necessário, vamos convocar extraordinariamente para qualquer decisão que necessite de autorização legislativa, para responder com agilidade, responsabilidade e firmeza”, reforçou o presidente da Câmara.
Motta também sublinhou que o papel do Congresso é resguardar os interesses do país em cenários de tensão internacional, como o gerado pelo chamado “tarifaço” de Washington.
« Voltar