Compartilhe

CNJ diz que Moro, Deltan e Gabriela Hardt se uniram para desviar R$ 2,5 bilhões da União

Por Veja    Terça-Feira, 16 de Abril de 2024


Sérgio Moro, Gabriela Hardt e Deltan Dallagnol se uniram para desviar R$ 2,5 bilhões da União. A constatação faz parte de um relatório de investigação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) sobre as irregularidades na Lava-Jato, em Curitiba, conforme publicou a Veja

Conforme o relatório, que tem 77 páginas, o trio teria se unido para ‘promover o desvio’ de 2,5 bilhões de reais do estado brasileiro com o objetivo de criar ‘uma fundação voltada ao atendimento a interesses privados’.

A investigação aponta que os três tiveram ajuda de gerentes da Petrobras e de agentes públicos americanos para desviar o dinheiro. 

De acordo com a investigação, é necessário que seja iniciada uma investigação criminal para apurar os objetivos do desvio do dinheiro. “O desvio do dinheiro só não se consumou em razão de decisão do Supremo Tribunal Federal“, diz o CNJ.

Este documento faz parte da apuração que resultará no julgamento desta terça para definir os próximos passos das investigações contra Hardt, Moro e outros investigados por irregularidades na Lava-Jato.

“Cada uma dessas práticas identificadas, aqui discutidas isoladamente, tem a plausibilidade de incidir, em tese e inicialmente, nos tipos penais de prevaricação (artigo 319 do Código Penal), corrupção privilegiada (art. 317, parágrafo 2º, do Código Penal) ou de corrupção passiva (artigo 317, caput, do Código Penal), caso o fim especial de agir de cada ator e outras circunstâncias dos eventos sob escrutínio sejam identificados por meio de novas informações que venham a ingressar, no contexto de uma apuração criminal tecnicamente conduzida dentro do devido processo legal”, diz o relatório.

O texto acrescenta que é preciso apurar ‘razões’ para os supostos crimes imputados a Moro, Hardt e Deltan: “Restaria a necessidade de apurar as razões para a prática dos atos anormais efetivamente realizados em quantidade, em qualidade e em variedade significativas, que foram descritos nos subtópicos referentes às informações que corroboram os modelos enunciados”.

« Voltar

LUTO

Enfermeira Thaís perde a luta contra o câncer e falece em Patos, nesta segunda

LUTO

Morre em João Pessoa, o jornalista José Carlos dos Anjos Wallach

Veja também...

DESTAQUE

Equipe de basquete em cadeira de rodas se hospeda em Patos e elogia acessibilidade de hotel

LUTO

Enfermeira Thaís perde a luta contra o câncer e falece em Patos, nesta segunda

FORA DO JOGO

Exame aponta lesões, e Arrascaeta e Pulgar desfalcam Fla por pelo menos 2 jogos