Salvador, Recife e Belo Horizonte reúnem manifestantes contra a PEC da Blindagem

Por Jornal da Paraíba Domingo, 21 de Setembro de 2025
Movimentos sociais, grupos e partidos políticos de esquerda participaram, na manhã deste domingo (21), em João Pessoa e em Campina Grande, de uma manifestação contra a chamada "PEC da blindagem", aprovada pela Câmara dos Deputados. Os manifestantes também protestam contra o PL da anistia.
Convocada pelas redes sociais, a manifestação foi capitaneada na Paraíba pelo Partido dos Trabalhadores (PT) e também conta com a participação de artistas locais. É o primeiro ato com a deputada estadual Cid Ramos no comando da legenda em âmbito estadual. Ela participa do ato.
Em João Pessoa, os manifestantes se concentraram no Busto de Tamandaré, a partir das 09h, e carregaram cartazes com críticas à PEC da blindagem, aprovada com o apoio da maior parte da bancada paraibana, e que dificulta os caminhos para a punição de um congressista.
Entre os manifestantes, também havia bandeiras do PT, do PC do B, do movimento LGBTQ+ e da campanha do presidente Lula. Também havia algumas bandeiras do Brasil.
A maioria dos manifestantes usava roupas vermelhas, em referência às causas da esquerda.
Yanca Oliveira
Manifestação de esquerda no Busto de Tamandaré, em João Pessoa. Yanca Oliveira
Yanca Oliveira
Já em Campina Grande, a manifestação se concentrou próximo ao monumento dos Tropeiros da Borborema, às margens do Açude Velho, cartão postal da cidade.
O ato reuniu movimentos sociais e políticos, entre eles, o Senador da República Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB).
Manifestação contra a PC da Blindagem e PL da Anistia em Campina Grande: Divulgação /César de Cesari.
s participantes da manifestação também carregaram faixas contra a anistia aos envolvidos nos atos de 08 de janeiro de 2023, condenados pelo STF por tentativa de golpe de Estado. A anistia também foi aprovada pela Câmara. O texto, agora, trata da "dosimetria" das penas.
No dia 07 de setembro, manifestantes de esquerda já haviam realizado uma manifestação em João Pessoa, no Centro da cidade, em que criticaram o PL da anistia. Na ocasião, se juntaram ao "Grito dos Excluídos" e também criticaram o Congresso Nacional.