Compartilhe

Paraíba registra primeira morte por tétano em 2022

Por Jornal da Paraíba    Quinta-Feira, 26 de Maio de 2022


A Paraíba registrou a primeira morte por tétano acidental de 2022. Trata-se de um homem de 61 anos do município de Juazeirinho, que não tinha registro sobre vacinas contra a doença. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), outros quatro casos suspeitos da doença estão sob investigação.

A SES informa que o Estado possui vacinas suficientes para atender a população contra o tétano, mas que casos continuam a ser registrados por uma falta de cultura da população de se vacinar contra esse problema. A Secretaria informou ainda que não são muitos os casos de óbitos por ano, mas que, justamente por causa dessa baixa procura, de tempos em tempos ainda são registrados óbitos.

O tétano acidental é uma infecção causada por bactéria encontrada na natureza e não é contagiosa. A principal forma de prevenção é por meio da vacina pentavalente, que alcançou apenas 67,11% de cobertura em 2021. Ela é aplicada em 3 doses administradas no primeiro ano de vida, com dois, quatro e seis meses de vida.

Além disso, são necessárias outras doses para reforçar a proteção. Trata-se da vacina DTP, que deve ser aplicada aos 15 meses e aos 4 anos de idade e que pode ser administrada até os 7 anos, em caso de atraso na vacinação. O esquema vacinal contra o tétano inclui ainda uma dose de reforço a cada dez anos após a última dose recebida.

De acordo com a Gerência de Vigilância de Saúde do Estado, as pessoas que perderam o comprovante, não sabem ou não lembram se tomaram as vacinas precisam atualizar a situação junto à unidade de saúde de seu município.

A SES reforça ainda que, embora a tendência para a erradicação das doenças imunopreveníveis tenha avançado bastante, ainda é considerado um grave problema de saúde pública.

« Voltar

POLÊMICA

Biden sanciona lei que proíbe TikTok nos Estados Unidos

DESTAQUE

Vila de Picotes, em São Mamede, foi ponto de passagem do Rally RN 1500

Veja também...

NO SERTÃO

Policiais militares do 3º BPM participam de instrução sobre violência doméstica

BOLADA

Corinthians tem milhões a receber de outros clubes; veja lista

DE CHEGADA

Pedro Martins deixa o Cruzeiro e é novo diretor executivo do Vasco