Janeiro de 2022 caminha para ser o mês com mais casos de Covid em Patos, desde o início da pandemia
Por Vicente Conserva - 40 Graus Quarta-Feira, 19 de Janeiro de 2022
Com média diária em 64,27 casos até este dia 18, Patos deverá ter o pior mês desde o início da pandemia justamente neste janeiro de 2022. E mais: a média diária de casos vem subindo de forma tão descontrolada, dia após dia, e numa velocidade sem precedentes, que pode elevar ainda mais o número de casos com cálculo difícil de precisar.
Patos então caminha para ter um recorde de casos neste início de ano, coisa que as autoridades não esperavam diante dos números apresentados em dezembro quando foram registrados 139 casos apenas com média de 4,63 casos/dia, bem como pelo avanço da vacinação tendo atingido mais de 98% da população acima de 12 anos com duas doses aplicadas.
A julgar pelos números que estão sempre em curva ascendente neste janeiro, este deverá também ser o mês com maior número de casos desde o início da pandemia. Até então, junho de 2021 havia sido o pior com 2.462 infectados e média de 82,06 casos/dia. Janeiro deve, portanto, superar esta marca.
2022 iniciou com a explosão de casos tendo a cidade já computado 1.157 novos até esta terça-feira (18). Já são 8,3 vezes mais que a incidência de casos de todo o mês de dezembro do ano passado que terminou com 139 casos.
Em números absolutos, já é uma subida de 732% mesmo ainda faltando 13 dias para o fim do mês.
Como a média diária vem subindo dia após dia numa velocidade jamais vista, tudo leva a crer que teremos um janeiro sufocante para a Rede de Saúde Pública.
Veja a alta na média diária de casos
Dia 14 - 34,92 de média diária
Dia 17 - 51,94 de média diária
Dia 18 – 64,27 de média diária
A sensação que fica é que aplicar duas doses não é suficiente para frear ondas, principalmente a da Ômicron que tem se mostrado ser uma variante 70% mais propagadora do vírus principalmente em lugares onde a vacinação não está tão avançada.
Por aqui, pouco mais de 18% da população tomaram a dose de reforço.
Apesar da subida exacerbada de casos, o sistema de saúde de Patos ainda não convive com o estrangulamento pela ocupação de leitos como ocorreu em outras épocas quando a vacinação ainda estava engatinhando.
De acordo com o Boletim Epidemiológico da Secretaria de Saúde de Patos desta terça-feira, 23 pessoas ocupam os leitos dos 64 existentes no Complexo Hospitalar Regional e na UPA 24 Horas.