Compartilhe

Moraes não tem conta, bens nem investimentos nos EUA

Por Metrópoles    Quarta-Feira, 30 de Julho de 2025


Alvo da aplicação da Lei Magnitsky, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), não tem bens, nem conta, nem investimentos nos Estados Unidos. Além disso, o ministro não fez questão de renovar seu visto para entrada no país, pois não é um frequentador assíduo.

A sanção a Moraes, por meio da Magnitsky, consta no sistema do Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros, que administra e aplica programas de sanções, e também no site do Departamento de Tesouro. A lei é usada para punir estrangeiros acusados de violar direitos humanos.

Na prática, as sanções da Lei Magnitsky afetam os sancionados principalmente por meios econômicos, como o congelamento de bens e contas bancárias em solo ou instituições norte-americanas.

De acordo com o governo dos EUA, qualquer empresa ou bens relacionados ao ministro nos EUA estão bloqueados. Cidadãos norte-americanos também estão proibidos de fazer negócios com o ministro.

Em 18 de julho, o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, havia anunciado a revogação de vistos de ministros do STF e de seus parentes, com a citação nominal a Moraes.

Na justificativa das ações contra ministros do STF, e especificamente contra Moraes, o governo norte-americano cita o processo na Corte contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que virou réu por tentativa de golpe de Estado após perder a eleição de 2022 para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Trump chegou a dizer que a Justiça brasileira promovia uma “caça às bruxas” contra Bolsonaro.

« Voltar

Destaques

CULTURA

VIAGEM MISTÉRIO: Obra de patoense une Enem, filosofia e uma trama intrigante

NO SERTÃO

Sindicato dos Mototaxistas de Patos entra na Justiça contra motoristas de aplicativos digitais por deslealdade

EMBATE

Lula chama de 'Dia Sagrado da Soberania' em reação ao tarifaço assinado por Trump

ECONOMIA

Tarifa de 50% dos EUA atinge café, carne e frutas brasileiras e pode impactar exportações

Veja também...

EM BRASÍLIA

Associação dos Agentes de Trânsito passa a integrar Câmara Temática de Esforço Legal do CONTRAN

ESTATÍSTICAS

71,5% da população de Patos aprovam a gestão do prefeito Nabor Wanderley, aponta INPPE

JUSTIÇA

Paquetá é absolvido da acusação de levar cartão para lucro com apostas