Compartilhe

Tarcísio de Freitas propôs ao STF que Bolsonaro viajasse aos EUA para negociar tarifas

Por Redação 40 Graus com Wscom    Sexta-Feira, 11 de Julho de 2025


O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), telefonou para ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) com uma proposta de que a corte autorizasse Jair Bolsonaro (PL) a viajar para os Estados Unidos para se encontrar com Donald Trump. As informações são da jornalista Mônica Bergamo da Folha de S. Paulo.

O argumento do governador paulista era o de que o ex-presidente teria capacidade de negociar com o norte-americano uma pacificação com o Brasil, visando a diminuição da sobretaxa de 50% aplicada ao país. Além disso, seria ao mesmo tempo um sinal de boa vontade do STF com Bolsonaro. Contudo, magistrados consideraram a ideia totalmente fora de propósito.

Bolsonaro teve o passaporte apreendido e está impedido de viajar para fora do país, e ministros enxergam o risco de ele fugir, buscando asilo político de Trump para escapar da prisão no Brasil. O tribunal entende que a negociação com outros países compete à Presidência da República e ao Ministério das Relações Exteriores, e Bolsonaro não tem mandato para tal.

De acordo com interlocutores de Bolsonaro, a ideia interna era costurar um acordo para que o ex-presidente viajasse aos EUA junto com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP). O objetivo seria discutir a aprovação, pelo Congresso, de uma anistia ao ex-presidente. Ambos, porém, não participaram das tratativas iniciais.

A proposta de Tarcísio surge após Trump anunciar a sobretaxa em carta dirigida a Lula, justificando a medida, entre outras razões, pelo fato de Bolsonaro estar sofrendo uma “caça às bruxas” no Brasil. Trump chamou o julgamento de Bolsonaro pelo STF por tentativa de golpe de Estado de uma “vergonha internacional”.

A carta pegou o governo Lula de surpresa e foi devolvida. O presidente Lula afirmou, em entrevistas, que tentará dialogar com Trump, mas que se até agosto a questão não for resolvida e as sobretaxas passarem a valer, o Brasil responderá sobretaxando também produtos dos EUA.

« Voltar

NO SERTÃO

Prefeito Nabor destaca importância da Festa dos Redeiros de Vista Serrana para economia da Região

NO SERTÃO

Ao lado de João, prefeito Nabor acompanha ações de desenvolvimento em municípios do Estado

Veja também...

NO SERTÃO

Piscicultores de Patos e região recebem alevinos do Governo do Estado e da Prefeitura

DESENVOLVIMENTO

Reunião com artesãos de São José do Bonfim marca novos avanços no turismo local

DE PARTIDA

Cruzeiro encaminha contratação de Matheus Gonçalves, do Flamengo