Com o objetivo de fortalecer a piscicultura no estado, 37 famílias de produtores rurais foram beneficiadas, nesta manhã de sexta-feira, dia 11 de julho, com o Programa de Piscicultura do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e Pesca (Sedap) em parceria da Prefeitura de Patos.
A entrega continuada ocorreu no berçário, em Patos, e formalizou a entrega das espécies tambaqui, carpa e tilápia que irão povoar os açudes.
Genildo Rodrigues Simões é morador da comunidade rural Lagoa de Favela, e explicou como ficavam os açudes antes do Programa chegar às comunidades rurais. “Sem esse projeto, antes, os açudes grandes enchiam e secavam praticamente sem nada; nada de cultura de peixe e, agora com esses peixes, a gente se alimenta. Então, é a importância grande do governo com a gente”, disse o senhor Genildo.
Gilberto Olanda, do Sítio Conceição de Baixo, comemorou, pois, a entrega oportuniza melhoria para o pequeno produtor.
“É de suma importância porque o pequeno produtor não tem condições de comprar os alevinos. E esse incentivo que a Prefeitura dá juntamente com a secretaria do estado é de grande importância porque melhora as condições de vida para a mistura dos pequenos produtores”.
O secretário de agricultura do município de Patos, Willami Lucena, que representou o prefeito Nabor Wanderley, juntamente com o vice-prefeito, Jacob Souto, destacou que a gestão municipal tem priorizado o homem e a mulher do campo, pois “leva atenção ao homem do campo com a distribuição de alevinos aqueles que têm seu barreiro, seu açude e querem aumentar sua renda”.
O coordenador da agricultura familiar de Patos, Manoel Messias, explicou que essas ações são importantes, uma vez que trazem desenvolvimento para os pequenos produtores rurais. “Nesta ação de hoje estão sendo beneficiados 37 barreiros e açudes e 170 kits estão indo para o homem do campo. Isso significa dizer que logo logo esses agricultores estão gerando renda e desenvolvimento para o homem e mulher do campo”, afirmou Messias.
Os alevinos entregues nesta sexta-feira são do berçário de Itaporanga que possui a estação de piscicultura.
“É colocar alevinos para fomentar a produção de pescados em todo o município de Patos , na verdade, nos açudes que estão aptos ainda a receber”, explicou o engenheiro de pesca, dr Celso Duarte, gerente operacional da Piscicultura da Sedap-PB.