[ENTREVISTA] Meteorologista Mário Leitão contraria previsões mais pessimistas do inverno no semiárido
Por Vicente Conserva Domingo, 25 de Janeiro de 2026
O professor doutor em meteorologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Mário de Miranda Vilas Boas Ramos Leitão, em entrevista exclusiva ao Portal 40 Graus, contrariando previsões mais pessimistas dos últimos dias, ele trouxe previsões mais animadoras do inverno deste ano no semiárido que inicia em fevereiro indo até maio.
Para Mário, apesar do mês de janeiro não ter tido precipitações com alto índice pluviométrico, não significa dizer que vamos ter um inverno abaixo da média histórica para nossa região.
O doutor em meteorologia explicou que neste mês de janeiro vem predominando o que os meteorologistas chamam de sistema de alta pressão que vem sendo registrado desde o final do mês de dezembro. Ele bloqueia toda formação de chuvas. “Se você perceber, o céu fica todo preparado para a chuva, mas não chove. Esse sistema ajuda destruindo a chuva. Em meados de janeiro, o sistema perdeu mais força e começou a desbloquear as chuvas que foram registradas dias atrás e as que deverão ocorrer essa semana, última do mês”, disse Mário.
Mário afirmou que é preciso entender que no Nordeste operam dois sistemas: um é o Zona de Convergência do Atlântico Sul, quando ela está em ação costumeiramente chove no Natal e inicio do ano, e um segundo que é o Zona de Convergência Intertropical que começa a atuar a partir do fim do mês de janeiro até o fim do inverno.
“Quando o primeiro está bloqueado, as chuvas de janeiro ficam mais escassas. Foi o que ocorreu esse ano, ao contrário do ano passado quando tivemos chuvas acima da média para o início do ano. Esse ano está acontecendo o contrário. Estamos verificando que o sistema de Zona de Convergência Intertropical está desbloqueado o que vai ocasionar boas chuvas a partir do final desse mês”, previu Mário.
Ele previu que o mês de março deveremos ter boas precipitações pluviométricas.
Segundo ele, do dia 25 ou 26 de janeiro, a região vai registrar várias chuvas. “É possível que nós tenhamos chuvas para atingir ainda a média do mês de janeiro”, disse ele.
Mário disse que os estudos mostram que possamos ter chuvas até o mês de maio, caso o sistema não seja desbloqueado.
Acompanhe toda a entrevista porá o Portal 40 Graus.