A obra de alargamento da ponte do bairro do Mutirão, localizada na rodovia estadual PB-262, nas proximidades do campus da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), em Patos, foi oficialmente entregue nesta sexta-feira (02), em solenidade que contou com as presenças do prefeito Nabor Wanderley, deputada Francisca Motta e outras lideranças. A informação foi confirmada por Madiel Conversa, chefe-residente do Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba (DER).
A obra foi executada pela empresa ABTEC Engenharia, contratada pelo DER — órgão vinculado ao Governo da Paraíba. O investimento total na reforma da ponte foi de R$ 1.131.000,00.
A demora na obra causou muitos atropelos e reclamações, visto que, o prazo inicial de conclusão de 120 dias, com entrega prevista para o final de outubro de 2024 não foi cumprido. A duração total da obra foi de 440 dias.
Os serviços foram acompanhados pelo Escritório de fiscalização de obras de arte do DER-PB, tendo como gestor o engenheiro Francisco Lima.
Durante a execução que iniciou em fevereiro de 2024, foram identificadas falhas estruturais mais graves, o que exigiu reforços adicionais na estrutura e uma reprogramação do cronograma.
O DER informou que o tráfego de veículos foi liberado logo após a solenidade. A sinalização definitiva será implantada nos dias seguintes, com orientação de tráfego já prevista para garantir a segurança dos motoristas.
Além do alargamento, foram feitas passarelas para pedestres.
Início da obra: 01/02/2024
Término da obra: 30/04/2025
Prazo da obra: 440 dias
Serviços efetuados:
Instalação de passeios metálicos laterais.
Muros de arrimo para alargamento.
Restauração e reforço da ponte.
Alargamento da plataforma, inclusive guarda rodas, guarda corpos e pavimentação da faixa de rolamento.
Comprimento total da obra e dos passeios laterais: 49,00 m
Largura da plataforma de rolamento: 6,60 m, inclusive guarda rodas laterais de 0,20 m; cada
Largura dos passeios laterais: 1,00 m; inclusive guarda corpos de 0,05 m de espessura por 0,90 m de altura
Largura total da obra: 8,60 m
Observação: A ponte antiga dispunha de 16,20 m de comprimento x 5,70 m de largura
Valor da obra: R$ 1.131.000,00
Madiel disse que a conclusão da obra representa um avanço na infraestrutura viária da região e um alívio para a população que enfrentava desvios e transtornos durante o período de interdição.