Após uma primeira tentativa fracassada no último domingo (27), finalmente foi concluída na tarde desta quarta-feira (30) a operação de retirada da carreta bitrem que se envolveu em um grave acidente na manhã do último sábado (26), na conhecida “Curva de Zé Basílio”, localizada em um dos trechos mais perigosos da rodovia estadual PB-262, na Serra do Teixeira, Sertão da Paraíba. O local é conhecido pelo alto índice de ocorrências envolvendo veículos de grande porte.
A operação de remoção teve início às 8h da manhã e só foi finalizada por volta das 14h. Por volta das 11h, o tráfego na serra precisou ser completamente interditado, devido à complexidade dos procedimentos e aos riscos envolvidos na retirada do veículo.
A primeira tentativa de remoção da carreta foi feita ainda no domingo (27), mas teve de ser adiada depois que a equipe técnica identificou que o eixo do veículo estava totalmente retorcido, impossibilitando a aplicação de métodos convencionais de reboque. Diante disso, a estratégia foi modificada.
Para viabilizar a retirada, foi necessário realizar o nivelamento do terreno com uso de máquinas pesadas. Em seguida, uma escavadeira hidráulica foi empregada para puxar a carreta em partes. O “cavalinho” — parte dianteira onde se localiza o motor — foi o primeiro a ser removido e colocado em um reboque. Depois, os dois semirreboques que compunham o bitrem também foram retirados do local.
Durante toda a operação, a Polícia Militar, através da 4ª Companhia de Policiamento de Trânsito (BPTran), esteve presente realizando o controle do tráfego e a sinalização da via, garantindo a segurança de condutores e da equipe de remoção.
« Voltar