Compartilhe

Já está funcionando internet 5G de graça no Centro de Patos

Por Vicente Conserva - 40 Graus    Sexta-Feira, 19 de Julho de 2024


Já está em pleno funcionamento, desde esta sexta-feira (19), a internet 5G grátis para a população de Patos. As 30 luminárias de tecnologia israelense que foram instaladas, no mês de maio, nas avenidas Sólon de Lucena, Epitácio Pessoa e Praça Getúlio Vargas, no Centro, já estão em operação total.

A internet é PATOS CONECTADA e a senha disponibilizada pela Prefeitura de Patos é: Patos2024 e pode também ser conectada através de QR Code Wifi que está disponível em placas afixadas nos postes do Centro indo da Praça Edivaldo Motta até a Praça Getúlio Vargas.

Imagem do WhatsApp de 2024-07 11.05.24_23ee400b

O projeto, que está sendo desenvolvido em parceria com Prefeitura de Patos, foi desenvolvido a partir de modelagem jurídica desenvolvida pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). No formato, uma luminária integrada pela empresa israelense Juganu, equipada com small cell da fabricante da rádio Airspan e plataforma da Qualcomm é oferecida para adoção por cidades.

Patos é uma das poucas cidades do Brasil e da Paraíba a ter a ativação de uma luminária 5G que vai basear piloto de iluminação pública inteligente, monitoramento e conectividade na cidade.

thumb (11)

De acordo com o engenheiro da empresa responsável pela instalação, Antônio Duran Júnior, cada luminária contém duas câmeras integradas, ou seja, são 60 câmeras para auxiliar na segurança pública, além da disponibilidade de em geral e LED para dar iluminação ao ambiente.

As luminárias da Juganu são equipadas com Wi-Fi 6 e com small cells 5G da Nokia, criando redes celulares privativas na faixa de 3,8 GHz, o que torna possível a oferta de serviços de conectividade pelas concessionárias de iluminação pública.

yva3vvn2

As luminárias podem servir, ao mesmo tempo, para redes celulares privativas e para redes móveis públicas, ajudando as operadoras a cumprirem as metas de cobertura 5G e gerando uma fonte de receita nova para as concessionárias de iluminação pública.

A internet no centro da cidade tem alcance de 60 metros em cada poste onde estão as luminárias.

« Voltar

EMBATE

Lula decide recorrer ao Supremo para tentar restabelecer decreto do IOF

ECONOMIA

Crise fiscal: ações do Congresso custarão mais de R$ 100 bilhões à União este ano

Veja também...

ESTATÍSTICAS

Paraíba é o único estado do Nordeste com aumento de moradores, segundo o IBGE

LUTO

Morre vítima de infarto em Patos, o sargento Leão, aos 60 anos

EMBATE

Haddad diz esperar telefonema de Hugo Motta para explicar a derrubada do decreto do IOF