Compartilhe

DNOCS nega risco de rompimento da Barragem Engenheiro Ávidos e faz serviço de barramento

Por Vicente Conserva    Terça-Feira, 16 de Abril de 2024


O Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) emitiu nota à imprensa no começo da noite. 

De acordo com a nota, devido as fortes chuvas na região do açude, o DNOCS está desde esta segunda-feira (15.abr.2024) monitorando em tempo real a situação de Engenheiro Ávidos, o Boqueirão de Piranhas, localizado entre os municípios de Cajazeiras e São José de Piranhas.

As informações repassadas à imprensa por parte do DNOCS são que as comportas do açude estão com as lâminas com abertura maior para fazer com que a água do açude baixe. O órgão afirma que o nível de água do manancial já baixou cerca de 10cm.

O engenheiro Fernando Figueiredo abordou concedeu uma entrevista ao portal Diário do Sertão, de Cajazeiras, explicando a real situação e buscou tranquilizar a população da região. Essa ensecadeira é uma barreira para que a água seja contornada e você consiga trabalhar lá dentro. O que é essa ensecadeira essencialmente? É uma obra de terra, feita com solo, solo compactado impede que a água chegue onde estão tendo as obras. Havendo esse transbordamento, com toda certeza, entrará em ruínas a ensecadeira, não é a barreira do açude, não é Boqueirão que vai se arrombar, porque isso daí sim seria uma catástrofe e motivo de pânico. A ensecadeira em si pode entrar em colapso e aí, primeiro prejuiso material que é da obra que foram gastos milhões de reais para a construção dessa obra e, com certeza ela será danificada porque o volume de água é gigantesco”. 

Através de uma nota de esclarecimento, o DNOCS afirma que “algumas medidas estão sendo tomadas na barragem” e que após uma diminuição de 10cm no volume do açude, “uma equipe especializada está realizando monitoramentos contínuos no local”. 

“O DNOCS já está com profissionais mobilizados com equipamentos, trabalhando na elevação da cota do coroamento e, se necessário, promover o içamento das comportas do vertedouro para uma maior descarga do volume de água”, diz a nota. 

A imprensa noticia que o buraco com a vazão de água (vídeos abaixo) já foi tampado por parte das equipes do DNOCS que estão trabalhando no local, descartando, até o momento, qualquer perigo de uma tragédia.

Mais informações, caso necessário, a qualquer momento.

A abertura das comportas da Barragem Engenheiro Avidos causou apreensão entre os moradores das áreas ribeirinhas do Rio Piranhas. O grande volume de água liberado, devido ao atraso nas obras de recuperação da parede do açude, eleva o risco de inundações e coloca em risco a segurança da população.

Veja o vídeo:

https://youtu.be/3k0Rq-Latjw?si=y6a6ukf9lsUVMSvi

 

A abertura das comportas foi necessária para evitar o transbordamento de uma ensecadeira, já que as obras de recuperação da parede estão atrasadas. No entanto, a forte vazão de água está causando o aumento do nível do Rio Piranhas, o que pode levar à inundação de áreas ribeirinhas.

Moradores das áreas ribeirinhas ficaram preocupados com a possibilidade de inundações e cobram medidas urgentes das autoridades. 

 

« Voltar

LUTO

Enfermeira Thaís perde a luta contra o câncer e falece em Patos, nesta segunda

LUTO

Morre em João Pessoa, o jornalista José Carlos dos Anjos Wallach

Veja também...

DESTAQUE

Equipe de basquete em cadeira de rodas se hospeda em Patos e elogia acessibilidade de hotel

LUTO

Enfermeira Thaís perde a luta contra o câncer e falece em Patos, nesta segunda

FORA DO JOGO

Exame aponta lesões, e Arrascaeta e Pulgar desfalcam Fla por pelo menos 2 jogos