Câmara abandona PL da Anistia em troca da redução de penas de Bolsonaro e golpistas do 8 de Janeiro

Por Genival Junior - Patosonline Sexta-Feira, 3 de Novembro de 2023
Agricultores dos municípios de Patos e São José de Espinharas estão cobrando do Governo da Paraíb a liberação das águas das comportas da Barragem de Capoeira, situada no município de Santa Teresinha, para garantir o sustento dos animais que encontram-se nas comunidades.
“Eu tô fazendo um apelo em nome de todos os agricultores dos municípios de Patos e São José de Espinharas, para a AESA soltar a água da Barragem de Capoeira, porque os nossos animais estão morrendo de sede”, disse Zezão.
Segundo ele, as áreas mais afetadas são as comunidades dos sítios Trincheiras, Mocambo, Serrota, Carnaúba, e outros sítios na zona rural dos dois municípios, onde o leito do Rio Espinharas está completamente seco e com a vegetação também seca.
Atualmente, a Barragem de Capoeira está com 12.060.634 metros cúbicos de água, o mesmo que 22,56% de seu volume total. Os dados são desta segunda-feira, 30 de outubro. As águas que saem do manancial encontram o Rio Espinharas, e após passar por Patos seguem para o município de São José de Espinharas, até chegar ao estado vizinho do Rio Grande do Norte.
Recentemente, o técnico da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (AESA) em Patos, Mozart Marques, explicou que a abertura da comporta foi realizada no mês de agosto, atendendo a solicitações da população ribeirinha. Segundo Mozart, pelo menos oito ofícios oriundos de associações de moradores foram enviados pedindo a liberação de água pela comporta, devido às dificuldades enfrentadas no trecho do rio.