Diretor do Presídio de Patos garante que apenado que morreu por tuberculose vinha sendo assistido
Por Vicente Conserva - 40 Graus Sábado, 5 de Fevereiro de 2022
Charles Martins, diretor da Presídio Regional de Patos Romero Nóbrega, negou nesta sexta-feira (4), que o reeducando Damião Junior Freitas do Nascimento, 33 anos, que faleceu vítima de tuberculose, não tenha tido o tratamento adequado diante de seu problema de saúde.
A família de Damião acusa o Presídio Procurador Romero Nóbrega, onde cumpria pena há 08 meses, de negligência alegando que foi negada assistência necessária e isso causou outros danos à sua saúde.
Relatos dos familiares são de que Damião foi acometido por uma virose e logo depois se agravou para uma tuberculose que debilitou muito o apenado.
Josineide Freitas, irmã de Damião, relatou que o seu irmão dias em isolamento sem tratamento adequado, e muito debilitado, chegou a cair ao tentar subir uma escada, porém, os agentes penitenciários trataram a questão como embriaguez e teria punido o apenado com isolamento que durou cerca de 12 dias.

Já Charles, disse que Damião vinha sendo acompanhado pelos médicos da enfermaria interna desde que sentiu os primeiros sintomas. Segundo ele, Damião foi atendido durante toda a semana e, no fim de semana, apresentou novo problema de saúde.
“Sobre esse fato do falecimento de um reeducando, dentro da Unidade Prisional Romero Nóbrega, eu quero me solidarizar com os seus familiares. Em nenhum momento no estado deixou de prestar assistência ao reeducando nem aos seus familiares. Nós continuamos à inteira disposição, de ouvir com educação e presteza necessária. O Damião Junior reclamou de problemas de saúde, e prontamente nossa equipe o trouxe para atendimento com a nossa equipe de saúde na enfermaria. É importante salientar que temos uma cela destinada àqueles que apresentam algum problema de saúde. Até porque temos atendimento regular de saúde na nossa unidade, uma equipe de Saúde Prisional, com enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos, psicólogos, assistentes sociais entre outros. O atendimento de saúde é feito na nossa própria unidade, e foi isso que aconteceu, ele foi atendido pelo médico e o médico diagnosticou e iniciou um tratamento, mas ele se queixou de outro problema de saúde durante o fim de semana, e aí sim não temos atendimento médico”, esclareceu o diretor.
Ainda segundo Charles Martins, a Unidade Prisional tem outros apenados e reeducandos que são acompanhados diariamente pela equipe de saúde interna, entre eles um paciente com câncer, que faz tratamento todos os dias e recebe apoio dos médicos da unidade.

“Queria ainda esclarecer um último ponto que retrata bem sobre a nossa enfermaria. Nós temos um reeducando diagnosticado com câncer, que está na nossa enfermaria. Ele tem atendimento regular, faz o tratamento contra o câncer regularmente em Patos, no Hospital do Bem, mas na Unidade ele fica na nossa enfermaria, pois é o local mais adequado, que tem atendimento durante toda a semana”, esclareceu Charles.
O corpo de Damião Júnior foi velado na manhã desta sexta-feira, dia 04, na residência de sua família, na Rua Tabelião Manoel Fernandes, no Bairro São Sebastião, em Patos. Damião faleceu na madrugada desta sexta-feira no Hospital Regional de Patos onde estava internado diante de agravamento por tuberculose.
Após vários dias, Damião foi levado ao Hospital Regional de Patos, mas, diante de problemas, faleceu em decorrência de agravamento na saúde.
A família busca por justiça e pode levar o caso ao Poder Judiciário.
Com informações do Patosonline e Polêmica Patos.