Compartilhe

Complexo Hospitalar de Patos colapsa e não tem vagas nesta sexta-feira para pacientes com Covid

Por Vicente Conserva - 40 Graus    Sexta-Feira, 21 de Maio de 2021


O Complexo Hospitalar Regional de Patos Deputado Janduhy Carneiro em Patos, no Sertão paraibano, colapsou nesta sexta-feira (21) com ocupação máxima dos leitos de enfermaria e UTI Covid-19.

Os pacientes que precisam de leitos de enfermaria, por sua vez, estavam sendo levados para o Hospital Infantil Noaldo Leite, mas amanheceu também com capacidade máxima.

A informação foi confirmada pela diretora técnica Janduhy Carneiro, Jaqueline de Andrade e Séfora Cândida Meira, chefe de Enfermagem do regional em participação no Jornal Notícias da Manhã, na Rádio Espinharas FM nesta manhã.

De acordo com Séfora, esse boletim é diário e por turno. Significa que podem surgir vagas até nas próximas horas, mas não pode ser dada como certeza. “Isso depende diretamente das altas médicas”, ressaltou ela.

72b83eb2-416d-415f-aa70-03e54123e01a

De acordo com o levantamento diário na manhã desta sexta-feira (21), 32 leitos de UTI Covid estão ocupados neste momento. Já dos 35 leitos de enfermaria, também destinados a pacientes com Covid-19, estão todos ocupados.

UTI: 00 VAGAS

ENFERMARIA MASCULINA CHRDJC: 00 VAGAS

ENFERMARIA FEMININA CHRDJC: 00 VAGAS

ENFERMARIA NOALDO LEITE: 00 VAGAS

Att, Luis Alves - NIR/CHRDJC

Por causa da ocupação total de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional de Patos, pacientes estão sendo remanejados para o Hospital Regional de Cajazeiras e para o Hospital de Clínicas de Campina Grande.

Segundo a SES, a Rede Estadual de hospitais tem a função de remanejar os pacientes de uma macrorregião para outra, caso haja a lotação, como acontece no Sertão da Paraíba, que corresponde a 3ª Macrorregião de Saúde.

O-setor-do-isolamento-Covid-do-Complexo-ja-sente-um-aumento-da-demanda-de-pacientes

Um levantamento divulgado na terça-feira (18), pelo Conselho Regional de Medicina (CRM-PB) mostrava que todos os hospitais de referência no combate à Covid-19, no Sertão da Paraíba, estavam com os leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) ocupados.

Ainda conforme o CRM, um colapso no sistema de saúde da região é apontado, apesar do incremento do número de leitos de UTI entre os meses de março e maio, passando de 61 para 75. De acordo com o CRM, os hospitais de Cajazeiras, Patos, Pombal e Piancó estão sobrecarregados.

O secretário da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Geraldo Medeiros, também confirmou a informação. Já secretário Secretário Executivo de Gestão da Rede de Unidades de Saúde, Daniel Beltrami, visita hoje a cidade de Patos para acompanhar de perto a situação.

Séfora disse ainda que infelizmente hoje não tem mais como haver ampliação de leitos, seja por falta de estrutura física que é muito antiga, seja por falta de profissionais necessários para atender nesses leitos.

« Voltar

NOVIDADE

Lei acaba com atenuantes para crimes sexuais contra mulheres

DECLARAÇÃO

Hugo Motta declara que decisão de Moares sobre IOF está em sintonia com maioria da Câmara

Veja também...

NO SERTÃO

Estado dá início a formação da Patrulha Maria da Penha em Patos

POLÊMICA

Foragida, Zambelli não devolve imóvel funcional da Câmara

SAÚDE

Adson sofre nova fratura na tíbia e vira desfalque no Vasco