Carregando...
Por favor, digite algo para pesquisar.

Morre o pastor Cesário de Paula Conserva, aos 96 anos

Por Vicente Conserva - 40 Graus   Domingo, 25 de Fevereiro de 2024

Faleceu no início da tarde deste domingo, 25 de fevereiro, por volta das 13h, no Hospital da Unimed, em João Pessoa, o pastor e agente fiscal aposentado Cesário de Paula Conserva, de 96 anos, vítima de causas naturais.

Cesário de Paula residia na capital e foi pastor por muitos anos da Igreja Missão Evangélica Pentecostal. Ele era viúvo de Euda Gomes Conserva e deixa dez filhos, entre deles o ex-vereador e atual diretor do DER, em Patos, Madiel Conserva. Ele também era formado em Direito.

Filho de Tertulina Gonçalves Lima e Luiz Alves Conserva, e de uma família com 12 irmãos (João, Sebastiana, Zacarias, Maria Vicente, José, Geraldo, Quitéria, Margarida, Alice, e Antônia) do Cariri Paraibano, Cesário era o último dos homens ainda vivo, deixando duas irmãs, Alice e Margarida Conserva. Deixa 10 filhos, além de 21 netos e e 15 bisnetos.

429661191_7658864997480927_4337963055300813034_n

Em Patos, não só morou por décadas onde teve forte atuação como agente fiscal do Fisco Estadual em toda a região, bem como em missões como presbítero da Igreja Ação Evangélica por todo o Sertão.

Pastor Cesário recebeu várias homenagens.

Homem valente! 

De um meio sem tantos recursos, mas cheio da graça de Deus, saiu um comerciante a frente de seu tempo que se tornaria, anos mais tarde, auditor fiscal do estado. Formou-se em direito depois da quinta década de vida, quando já atuava como pastor. Para alguns, tarde demais, para ele uma conquista alcançada no tempo certo. "Tempo certo", isso ele tinha certeza. Para seu Cesário, não existia atraso, imprevisto ou acaso, ele sabia quem era o autor de sua história. Ele sabia quem era e é o dono de sua vida. 

Para além de uma história de superação e conquistas terrenas, ele nos deixa o maior legado de todos: o amor a Deus sobre todas as coisas. Seu deleite e satisfação estavam em conhecer profundamente a palavra de Deus e amá-lo de todo coração. Exatamente nessa ordem: primeiro, conhecer a Deus por meio de sua palavra e, por consequência, amá-lo de todo o coração. O amor a Deus está sujeito às fronteiras das escrituras, seu Cesário sabia e cria nisso. E dessa profundo amor que pulsava em seu peito, jorrava uma inspiradora devoção demonstrada no seu modo singular de lidar com a vida e com as pessoas. 

Era muito difícil conversar com ele e não ouvir sobre o evangelho de Cristo. Mais ainda, era vê-lo reclamar. Mesmo sofrendo com fortes dores nos últimos anos, suas palavras sempre eram de gratidão. E o que falar de sua alegria? Sabe aquela ordenança de São Paulo: "alegrai-vos no Senhor; outra vez vos digo: alegrai-vos!"? Ele não a conhecia só de ouvir falar, ele a cumpria a risca. 

E por tudo que viveu, impossível não considerá-lo valente. Homem valente que não se via vítima das circunstâncias. Homem valente cuja satisfação estava em Cristo. Homem valente que não viveu com base nos próprios esforços e limitações, mas ancorado na graça infinita do Eterno Pai. 

Esse é seu Cesário, homem valente, de Prata–PB, mais precisamente, do Sítio Acauã, para a eternidade. 

Uma homegem minha "Professora Gabi". Meus mais sinceros sentimentos, pastor

Imagem do WhatsApp de 2024-02) 19.08.00_beee509c

O velório acontecerá a partir das 22h deste domingo (25) na Igreja Missão Evangélica Pentecostal, na Praça Pedro Gondim, nº 120, no Bairro da Torre, em João Pessoa.

Já o sepultamento está marcado para às 16h desta segunda-feira, dia 26, no Cemitério Parque das Acácias, no bairro José Américo, também na capital.

Imagem do WhatsApp de 2024-02-25 à(s) 15.54.09_a2c68c77
« Voltar

Veja também...

FÉ E ADORAÇÃO

FHOP Music estará na Conferência O Verbo 2026 em Patos e promete reunir milhares de pessoas no Patos Shopping

Publicado em Quinta-Feira, 7 de Maio de 2026
FHOP Music estará na Conferência O Verbo 2026 em Patos e promete reunir milhares de pessoas no Patos Shopping

TV 40 Graus

Click 40 Graus

CLÁUDIA HELENA

Claudia Helena: Pronta para te tirar do sério!

Publicado em Sexta-Feira, 1 de Maio de 2026
Claudia Helena: Pronta para te tirar do sério!