Uma cena que vem se repetindo diariamente no Centro da cidade de Patos é a de motoristas que estão estacionando carros em local proibido para eles. Um dos estacionamentos que antigamente era para automóveis, foi transformado pela Superintendência de Trânsito e Transporte Publico de Patos (STTrans) para somente colocação de motos.
Essa mudança aconteceu após o órgão perceber que próximo as Lojas Americanas, estava faltando espaço suficiente para as motos estacionarem e resolveu transformar, há pelo menos dois meses, o local apenas para motocicletas. No entanto, todos os dias carros são flagrados em local proibido.
Apesar de colocar sinalização vertical e horizontal indicando que ali só motos podem agora estacionar, motoristas acostumados com a permissão antiga estão ignorando a indicação e colocando seus veículos.
O superintendente Elucinaldo Laurindo alerta que a prática é irregular e passível de aplicação de multa. Segundo ele, os estacionamentos permanecem os mesmos, o que não se pode infringir a legislação de trânsito.
“Por exemplo, alguns locais no centro da cidade nós vamos ter o estacionamento devidamente sinalizado, seja a sinalização vertical, seja a sinalização horizontal, delimitando espaço para motocicletas, delimitando espaço para automóveis. Consequentemente, nós vamos ter as vagas destinadas a idosos, as vagas destinadas a deficientes. E todas essas vagas, elas estão devidamente sinalizadas, seja de forma vertical, seja de forma horizontal.
E tais motoristas estão sendo multados. A infração implica numa multa de R$ 195,23 e 5 pontos na CNH.
Elucinaldo lembrou ainda que mesmo sem a cobrança do estacionamento rotativo pago, popularmente conhecido como Zona Azul, o estacionamento devidamente sinalizado deve ser respeitado. “O que significa isso? Onde houver sinalização vertical e horizontal, delimitando o espaço para motocicletas, os automóveis, os veículos de quatro rodas, eles não podem estacionar. Se for também ao contrário, o estacionamento é para automóvel, as motocicletas, elas não podem estacionar. Se for vagas de idoso e deficiente, apenas os veículos com a credencial do idoso e deficiente, que é emitido de forma gratuita pelo STTrans, aí sim, esses veículos podem estacionar nesses espaços.
O superintendente pediu a colaboração dos motoristas que respeitem as vagas de estacionamento, evitando assim futuras infrações de trânsito, futuras multas por estarem cometendo as infrações de trânsito.
“Nós sabemos que a dificuldade de estacionar no centro da cidade ou em qualquer outro grande centro urbano do Brasil é difícil de se estacionar, mas nós não podemos desrespeitar a norma. Então respeitem os espaços, se o estacionamento for delimitado, sinalizado para motocicletas, os automóveis não podem estacionar e assim, sucessivamente e consequentemente, se o espaço for para os automóveis, as motocicletas não podem estacionar”, finalizou ele.
« Voltar