Compartilhe

Hospital de Trauma de Patos se chamará médico José Tota

Por Vicente Conserva - 40 Graus    Quarta-Feira, 17 de Abril de 2024


A Assembleia Legislativa da Paraíba aprovou o projeto de Lei de autoria da deputada Francisca Mota que denomina o Hospital de Clínicas e Traumatologia do Sertão de José Tota Soares de Figueiredo.

O Hospital de Clínicas e Traumatologia do Sertão será construído em Patos pelo Governo da Paraíba que por meio da Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan), já abriu licitação.

A edificação terá uma área de construção de 21.500,00m² e será contemplada com Urgência e Emergência, Ambulatório, Centro de Imagem, Centro Cirúrgico, Ambulatorial e Geral, Unidade de Terapia Intensiva Adulto, assim como outros serviços, e contará com 230 leitos. Serão investidos cerca de R$ 130 milhões para as obras da unidade de saúde.

Imagem do WhatsApp 46.54_1993ab23

De modo geral, o Hospital de Clínicas e Traumatologia do Sertão visa garantir ainda mais qualidade no atendimento da saúde pública.

O Hospital terá área administrativa; Agência Transfusional; Central de Abastecimento Farmaceutico; Central de Material Esterilizado; Centro Cirúrgico; Ensino e Pesquisa; Farmácia; Laboratórios; Lactário e Nutrição Enteral; Unidade de Alimentação e Nutrição; Unidade de Tratamento de Queimados; UTI Adulto Feminina; UTI Adulto Masculina; UTI Infantil; e Área social.

No piso superior estarão organizadas a Enfermaria Cirúrgica; Enfermaria Clínica; Enfermaria Detentos; Enfermaria Neurológica; Enfermaria Ortopédica; Enfermaria Pediátrica; Enfermaria Queimados; Infraestrutura Predial. E no subsolo: Unidade de Processamento de Roupas; Administrativo; Almoxarifado; Central de Armazenamento Farmaceutico; Centro de imagem; Conforto e Higiene; Emergência; Estação de tratamento de água e esgoto; Central de Lixo; Infraestrutura Predial; Gases Medicinais; Necrotério; Oficina/garagem; Serviço de armazenamento médico e estatístico; Unidade de Alimentação e Nutrição, Urgência; Área social; Segurança Predial e Estacionamento.

As obras do Hospital de Clínicas e Traumatologia do Sertão serão iniciadas ainda neste primeiro semestre de 2024. A previsão é que o novo hospital do estado seja entregue dentro de dois anos.

BIOGRAFIA 

Jose-tota

José Tota faleceu na noite da quarta-feira, dia 21 de dezembro de 2022, aos 87 anos, vítima de um câncer de próstata. Ele era médico e líder político da região de Patos.

José Tota Soares de Figueiredo era natural da cidade de Conceição, no Vale do Piancó, sertão paraibano, mas veio ainda jovem com sua família para a cidade de Mãe D’água, onde começou a dar os primeiros passos na medicina e na política.

José Tota foi vice-prefeito de Teixeira, prefeito de Mãe D’água, Deputado Estadual, vereador na cidade de Patos, secretário de Saúde do Estado da Paraíba, além de vários cargos como diretor de repartições públicas e associações diversas da sociedade civil.

« Voltar

NA PARAÍBA

Assembleia aprova criação de novas vagas de desembargadores no Tribunal de Justiça da PB

CONQUISTAS

Plano de Cargos e Carreira dos professores estaduais da Paraíba é aprovado na Assembleia

Veja também...

NO SERTÃO

Veja onde mais choveu em 2024 na Região de Patos

NA PARAÍBA

Assembleia aprova criação de novas vagas de desembargadores no Tribunal de Justiça da PB

CONQUISTAS

Plano de Cargos e Carreira dos professores estaduais da Paraíba é aprovado na Assembleia