Carregando...
Por favor, digite algo para pesquisar.

Meteorologista explica o que motivou o forte vendaval em Patos que deixou rastro de destruição na Zona Leste

Por Vicente Conserva - 40 graus   Sexta-Feira, 6 de Fevereiro de 2026

O forte vendaval acompanhado de chuva que atingiu a cidade de Patos no final da tarde desta quinta-feira (5), causou uma série de danos em diferentes pontos do município, deixando a população bastante assustada.

O fenômeno durou aproximadamente 15 minutos e atingiu parte da Zona Leste da cidade, sendo o suficiente para derrubar árvores, estruturas metálicas, provocar prejuízos em empresas e deixar vários bairros sem fornecimento de energia elétrica.

Mas na verdade o que motivou o fenômeno? O fato é que a cidade durante semanas foi impactada por um calor insuportável, com temperaturas muito acima da média.

Para se ter uma ideia, em dois dias desta semana, Patos registrou temperaturas que a colocaram em segundo e quarto lugar no ranking das temperaturas mais altas do Brasil.

De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a cidade de Patos registrou na terça-feira (03) a temperatura de 38,8ºC ficando em quarto lugar no ranking das cidades mais quentes do Brasil, todas elas na região Nordeste.

Apesar disso, a marca não foi a maior da semana para a Capital do Sertão já que no dia anterior o registro foi de temperatura ainda maior.

Na última segunda-feira (2 de fevereiro), as cinco maiores temperaturas do Brasil foram registradas no Nordeste. E a cidade de Caicó, no Rio Grande do Norte, dominou o topo do calor, com dois registros diferentes de um mesmo dia para lá de ensolarado. E um deles chegou a 40,2° C.

Em segundo lugar veio a cidade de Patos, com 39° C, algo marcante no mapa do tempo do Brasil. A pequena cidade de Curaçá, na Bahia, registrou a quarta temperatura mais quente, com 38,6°C.

Então, o encontro, no dia 5 de fevereiro, do ar muito quente sobre a cidade de Patos com o ar frio da massa de ar, que continha a chuva, motivou o vendaval, segundo explicou o físico e especialista em meteorologia, Rodrigo César Limeira.

Rodrigo explicou ainda que “o contraste térmico entre duas massas de ar de temperaturas muito diferentes leva ao deslocamento brusco de massa atmosférica.”

As fortes rajadas de vento também destruíram as tendas que haviam sido montadas na Alça Sudeste para a prévia do carnaval, que começa neste sábado, dia 7, além de derrubar contêineres metálicos utilizados para armazenar equipamentos da construção civil. Muros residenciais também não resistiram à força do vendaval, como no condomínio Vila Real.

“E quanto maior foi o contraste térmico entre essas duas massas de ar, uma quente e uma fria, maior a velocidade dos ventos, que tem potencial. Sem sombra de dúvidas, para causar prejuízos, assim como aconteceu na cidade de Patos, é um fenômeno ático para região, mas grande possiblidade ocorrer em mais curto espaço de tempo devido às combinações citadas se tornarem cada vez mais frequente”, disse Limeira.

A cidade de Patos está sob alerta de chuvas intensas, emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que prevê chuvas de até 50mm por dia, com ventos entre 40 e 60 km/h. Outras 156 cidades do estado estão sob o mesmo alerta, a maioria localizadas no Sertão.

« Voltar

Veja também...

ESTRAGOS

Chuva com raios, trovões e forte ventania em Patos, que deixou rastro de destruição, foi de apenas 15mm

Publicado em Sexta-Feira, 6 de Fevereiro de 2026
Chuva com raios, trovões e forte ventania em Patos, que deixou rastro de destruição, foi de apenas 15mm

TV 40 Graus

Click 40 Graus

Priscila Pires

Priscila Pires: Aprecie sem moderação!

Publicado em Sexta-Feira, 23 de Janeiro de 2026
Priscila Pires: Aprecie sem moderação!