[VÍDEOS] Chuva de granizo é registrada em vários municípios da Região de Patos
Por Vicente Conserva - 40 Graus Sexta-Feira, 6 de Fevereiro de 2026
Em pelo menos 4 municípios da Região Metropolitana de Patos, no Sertão da Paraíba, foram registrados eventos naturais considerados atípicos para região no final da tarde desta quinta-feira (05). Além da forte chuva que caiu em alguns deles, também foi verificado o fenômeno de granizo em outros.
No distrito de Bananeiras, localizado no município de Areia de Baraúnas, os moradores foram surpreendidos por uma chuva de granizo. O fenômeno chamou a atenção da população, que registrou a queda das pedras de gelo em vídeos compartilhados nas redes sociais.

Também à tarde, moradores de Imaculada registraram o mesmo fenômeno.
Já no Sítio Cupim, em São Mamede o evento também foi verificado como também na comunidade Quixaba Velha, município de Quixaba.

A ocorrência está associada a chuvas intensas formadas por nuvens do tipo cumulonimbus. Nesse tipo de nuvem, fortes correntes de ar ascendente levam gotículas de água a grandes altitudes, onde as temperaturas são muito baixas. O choque térmico provoca o congelamento dessas partículas, dando origem aos grânulos de gelo.
No interior da nuvem, as partículas de gelo circulam repetidamente, acumulando camadas até atingirem peso suficiente para vencer a sustentação do ar e cair em direção ao solo, caracterizando a chuva de granizo.
A região sertaneja da Paraíba segue sob alerta amarelo de chuvas intensas emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
De acordo com Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), até a última atualização, em Patos, choveu 15.6 mm. No entanto, em cidades próximas, como Teixeira, foram registradas 85 mm.
De acordo com a meteorologista Carmen Becker, da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa-PB), essas chuvas na região são características da época do ano.
"São chuvas que o sertanejo chama de chuvas de trovoadas, formadas por chuvas tipo torre, nuvens convectivas, geralmente acompanhadas de descargas elétricas, trovoadas e abrangem pequenas áreas e são bastante intensas quando ocorrem", explicou.
Nos próximos dias, segundo a meteorologista, é prevista novas chuvas. Ela explica que a incidência de raios é considera alta nesse tipo de chuvas e recomenda seguir orientações da Defesa Civil.