Compartilhe

Comissão aprova projeto que institui a Lei Geral dos Agentes de Trânsito

Por Agência Câmara de Notícias    Quarta-Feira, 13 de Setembro de 2023


A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que torna a carreira de agentes de trânsito exclusiva de servidores públicos (regidos pela CLT ou por regime próprio), de natureza policial, e reconhece a atividade como de risco permanente. Além disso, autoriza o porte de arma de fogo da corporação.

A proposta regulamenta a Emenda Constitucional 82/14, que trata da segurança viária nos estados, no Distrito Federal e nos municípios.

A comissão aprovou um substitutivo elaborado pelo relator, deputado Coronel Ulysses (União-AC), para o Projeto de Lei 2160/23, do deputado Nicoletti (União-RR). O relator fez ajustes para, entre outros pontos, evitar conflitos com as atividades já desempenhadas por policiais rodoviários federais e policiais militares.

“A Constituição de 1988, ao incluir a segurança viária no sistema de segurança pública, elevou o status do agente de trânsito para reforçar o importante papel dele na garantia da segurança do trânsito e na mobilidade urbana, de modo a proporcionar melhor qualidade de vida”, destacou ainda Coronel Ulysses.

Caberá aos agentes, que terão poder de polícia, a funções da autoridade de trânsito, o que inclui a educação, operação e fiscalização de trânsito e de transporte, a fim de promover a segurança viária.

O texto estabelece como alguns dos requisitos mínimos para o agente de trânsito a nacionalidade brasileira, idade mínima de 18 anos e nível médio de escolaridade. Regulamento deverá prever capacitação específica, com matriz curricular, periodicidade e carga horária mínima.

O uniforme os agentes deverá ser preferencialmente nas cores amarelo-limão e preto. A proposta, em análise na Câmara dos Deputados, dá um prazo de dois anos para as adaptações locais.

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pelas comissões de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

« Voltar

Destaques

ECONOMIA

Patos se consolida como polo econômico do Sertão com PIB de R$ 2 bilhões

DECIDIDO

Justiça italiana mantém prisão da deputada Carla Zambelli

EM FRENTE

Moraes diz que STF não se dobra a ameaças

MAIS SAÚDE

Maikon Minervino ressalta importância da ampliação do CEO de Patos como política de saúde bucal

Veja também...

RÉU

Procuradoria do STJD denuncia BH, do Flamengo, por manipulação de apostas

CHOCANTE

Maníaco do Parque, Suzane e o patoense Lindemberg: onde estão responsáveis por crimes chocantes

MUDANÇAS

WhatsApp deixará de funcionar em celulares com mais de 10 anos