Apesar da nova medida dos Estados Unidos que impõe uma alíquota de 50% sobre importações do Brasil, cerca de 700 produtos escaparam da taxação. A lista foi publicada nesta quarta-feira (30) junto à Ordem Executiva assinada pelo presidente Donald Trump.
Entre os itens que permanecem isentos da nova tarifa estão o suco e a polpa de laranja, combustíveis, minérios, fertilizantes e itens ligados ao setor aeronáutico, como motores, peças e componentes de aeronaves civis. Produtos como polpa de madeira, celulose, metais preciosos e fontes de energia também foram preservados da sobretaxa.
Por outro lado, o pacote tarifário atinge produtos brasileiros de peso no mercado externo, como café, frutas e carnes, que passam a ser taxados em 50%.
A lista detalhada dos 694 produtos que não serão afetados pela medida consta no Anexo I da Ordem Executiva, disponível no site oficial da Casa Branca.
A decisão do governo norte-americano tem repercussão direta sobre setores importantes da economia brasileira e será acompanhada de perto por exportadores e autoridades comerciais nos próximos dias.
« Voltar