Compartilhe

Brasil será a 8ª maior economia do mundo este ano

Por G1    Terça-Feira, 16 de Abril de 2024


O Fundo Monetário Internacional (FMI) revisou nesta terça-feira sua projeção para o crescimento da economia brasileira. Agora, a estimativa é que o PIB do país avance 2,2% este ano e 2,1% em 2025. Antes, as estimativas eram mais modestas – 1,7% e 1,9%, respectivamente.

Assim, o Brasil, que tinha voltado ao grupo das 10 maiores economias do planeta em 2023, na nona posição, deve avançar mais uma casinha este ano.

Confira, abaixo, em ranking animado preparado pelo GLOBO. Caso não consiga visualizar, clique aqui.

 

A previsão do FMI é que o PIB brasileiro, ao fim de 2024, some US$ 2,331 trilhões - ultrapassando a Itália, cuja economia terá um tamanho de US$$ 2,328 trilhões.

Na publicação anterior do FMI sobre a economia global – o World Economic Outlook de outubro do ano passado – o Brasil só chegaria à oitava posição no ranking mundial em 2026.

A Índia, por sua vez, deve ultrapassar a Alemanha como terceiro maior PIB do mundo em 2027.

Ou seja, o crescimento mais robusto antecipou em dois anos esta dança das cadeiras. Pelas projeções do FMI, o Brasil seguirá como oitavo no ranking global de maiores economias até 2029, último ano para o qual o Fundo traça projeções.

A revisão para cima do Brasil vem da expectativa “da consolidação da política fiscal, efeitos da política monetária restritiva (controle da inflação), apesar de uma menor contribuição da agricultura”, diz o documento.

O relatório ainda cita que, depois da inflação caminhar em direção à meta, o Banco Central iniciou seu ciclo de corte nos juros, que começou em 2023.

A perspectiva para o crescimento mundial também registrou ligeiro aumento, saindo de 3,1% para 3,2%. O resultado foi puxado pelos Estados Unidos. O FMI aumentou a projeção para o país de 2,1% para 2,7%.

O Fundo melhorou também suas projeções para os EUA em 2025, vendo o PIB americano avançando 1,9% no ano que vem, contra uma previsão anterior de alta de 1,7%. Mas, para a economia global, a estimativa de expansão de 3,2% no ano que vem foi mantida.

—A economia global continua mostrando uma resiliência considerável, com um crescimento que se mantém estável e a inflação diminuindo, mas muitos desafios permanecem — disse o economista-chefe do FMI, Pierre-Olivier Gourinchas, à imprensa.

Segunda maior economia do mundo, o crescimento da China se manteve estável no novo relatório. Depois de registrar crescimento econômico de 5,2% no ano passado, a perspectiva é que o país asiático cresça 4,6% este ano, “por conta da redução dos efeitos do impulso via estímulos fiscais ao consumo pós-pandemia e a persistente fraqueza no setor imobiliário”.

« Voltar

LUTO

Enfermeira Thaís perde a luta contra o câncer e falece em Patos, nesta segunda

LUTO

Morre em João Pessoa, o jornalista José Carlos dos Anjos Wallach

Veja também...

DESTAQUE

Equipe de basquete em cadeira de rodas se hospeda em Patos e elogia acessibilidade de hotel

LUTO

Enfermeira Thaís perde a luta contra o câncer e falece em Patos, nesta segunda

FORA DO JOGO

Exame aponta lesões, e Arrascaeta e Pulgar desfalcam Fla por pelo menos 2 jogos