O ramal do Vale do Piancó da Transposição do Rio São Francisco está com projeto concluído e orçamento previsto de R$ 350 milhões para execução das obras, segundo anunciou o ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes. A expectativa é de que a licitação seja divulgada ainda este ano de 2025, atendendo a uma antiga demanda da população sertaneja da Paraíba.
Em vídeo postado pelo ex-governador Ricardo Coutinho (PT), Waldez Góes afirmou que o projeto foi uma prioridade definida pelo presidente Lula.
“O Ramal do Piancó foi uma prioridade e o presidente Lula determinou que colocasse em estágio de projeto e nós concluímos essa etapa, já fechamos orçamento. São 20 km de ramal que vai ainda fortalecer mais a estratégia de segurança hídrica do estado da Paraíba”, declarou.
O ministro também reforçou que a demanda já está incluída no Novo PAC e que o objetivo é avançar da etapa de projeto para licitação e, posteriormente, início das obras entre 2025 e 2026.
O ex-governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, celebrou o anúncio após audiência com o ministro, destacando que o Ramal do Piancó representa um sonho antigo da população sertaneja.
“Isso é uma grande reivindicação do povo interiorano, do povo sertanejo, particularmente da região do Vale do Piancó, e tenho certeza que teremos ainda este ano a licitação dessa grande obra”, disse Ricardo.
Em seu Instagram, Ricardo relatou que a obra “é uma conquista construída com muito diálogo e compromisso desde 2014, com a presidenta Dilma Rousseff, e reforçada em 2022 com o presidente Lula”. “Agora, o que era reivindicação está cada vez mais perto de virar realidade”, afirmou o ex-gestor.
O Ramal Piancó tem o objetivo de suprir as necessidades de água para consumo humano e impulsionar a atividade agropecuária dos municípios da região, a partir de captação das águas da transposição do São Francisco. O projeto é que a água saia de Mauriti, no Ceará, e entre na Paraíba por Conceição até chegar no Rio Piancó.
Luiz Adriano – Diário do Sertão
« Voltar