Carregando...
Por favor, digite algo para pesquisar.

Imagens de satélite mostram momento do deslocamento para Patos das nuvens que causaram chuva, vento e destruição

Por Vicente Conserva - 40 Graus   Sexta-Feira, 6 de Fevereiro de 2026

Imagens de satélite captadas pelo meteorologista Mário de Miranda Vilas Boas Ramos Leitão, professor doutor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), e enviadas a reportagem do Portal 40 Graus, mostram o exato momento do deslocamento de nuvens carregadas de chuva e ventos extremos se deslocando do município de Cacimba de Areia para Capital do Sertão, nesta quinta-feira (05), onde foi registrado um rastro de destruição.

dsdsffffa

Minutos depois, o forte vendaval acompanhado de chuva atingiu a cidade de Patos no final da tarde, causando uma série de danos em diferentes pontos do município. O fenômeno durou aproximadamente 15 minutos, mas foi suficiente para derrubar árvores, estruturas metálicas, provocar prejuízos em empresas e deixar vários bairros sem fornecimento de energia elétrica.

As fortes rajadas de vento também destruíram as tendas que haviam sido montadas na Alça Sudeste para a prévia do carnaval, que começa neste sábado, dia 7, além de derrubar contêineres metálicos utilizados para armazenar equipamentos da construção civil. Muros residenciais também não resistiram à força do vendaval, como no condomínio Vila Real.

Outros estabelecimentos comerciais localizado no entorno, na Zona Leste, também foram atingidos pelos fortes ventos.

De acordo com Mário Leitão, o que ocorreu, em imagens captadas pelo satélite, foi que uma nuvem que pode chegar a uma velocidade de 260 km por hora, se estabeleceu em cima de Cacimba de Areia, o que provou a precipitação de 92 milímetros.

“Isso significa que essa nuvem que produz um vento descendente, quando ele chega embaixo ele vai com 100km e pode chegar até 150 km, o satélite a mostra se deslocando na direção de Patos, que é o lugar mais perto de Caximba de Areia, e chega a Zona Leste onde está exatamente a Alça Sudeste, no bairro Salgadinho. Então ele entrou com força total em Patos. Como não tem anteparo, ou seja, não é cheio de casas para bloquear o vento, ele praticamente atuou numa área livre, ganhando ainda mais força, e conseguiu estragar muita coisa”, explicou Mário.

Veja as imagens das nunves carregadas de chuva e vento extremo e imagens de satélite:

Ele ainda alertou que as chuvas devem continuar nos próximos dias, por pelo menos mais dez dias de fevereiro, mas não de forma ininterrupta, fazendo com que possamos ultrapassar a média de chuvas para o mês, segundo previsões do LABMET (Laboratório de Meteorologia).

A cidade de Patos está sob alerta de chuvas intensas, emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que prevê chuvas de até 50mm por dia, com ventos entre 40 e 60 km/h. Outras 156 cidades do estado estão sob o mesmo alerta, a maioria localizadas no Sertão.

 

« Voltar

TV 40 Graus

Click 40 Graus

Priscila Pires

Priscila Pires: Aprecie sem moderação!

Publicado em Sexta-Feira, 23 de Janeiro de 2026
Priscila Pires: Aprecie sem moderação!