Compartilhe

Câmara aprova projeto que institui o Piso Nacional dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais

Por Redação 40 Graus    Quarta-Feira, 9 de Julho de 2025


A Câmara dos Deputados, por meio da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), aprovou nesta terça-feira (08) o Projeto de Lei 1825/2021, de autoria do deputado federal Wilson Santiago (Republicanos-PB), que institui o piso salarial nacional dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. A proposta foi apensada ao PL 988/2015, por tratarem do mesmo tema, e agora segue para análise do Senado Federal.

O texto propõe a criação de um piso salarial de R$ 4.650, com carga horária de 30 horas semanais, para profissionais de ambas as categorias, válido em todo o território nacional, tanto no setor público quanto nas instituições privadas de saúde.

“Nosso projeto é uma resposta às dificuldades enfrentadas por esses profissionais. Não é justo que eles precisem acumular vários vínculos para alcançar um salário digno. O piso salarial é uma medida de valorização, justiça e, sobretudo, de garantia de qualidade na assistência à população”, afirmou o deputado Wilson Santiago.

Presente nas redes de saúde de todos os municípios do país, esses profissionais atuam diretamente no cuidado das pessoas, muitas vezes em situações de extrema vulnerabilidade. Durante a pandemia da COVID-19, uma doença de origem respiratória, os fisioterapeutas estiveram na linha de frente nos hospitais, UTIs e centros de reabilitação, trabalhando incansavelmente para salvar vidas. Por isso, a aprovação do piso é também um ato de reconhecimento, respeito e dignidade profissional.

Agora, a matéria retorna ao Senado apenas para avaliação das mudanças realizadas na Câmara, uma vez que o projeto já havia sido aprovado anteriormente naquela Casa Legislativa. Após aprovação no Senado, segue para sanção presidencial.

« Voltar

FRIO DEMAIS

Frio: termômetro registra 15 °C em cidade da Paraíba

NO SERTÃO

Fatima Bocão avalia que 1º período legislativo foi marcado por importantes audiências públicas

Veja também...

NA TELONA

Superman estreia nesta quinta (10) nos cinemas da Paraíba

QUINTA-FEIRA, 10

COLUNA VOCÊ NÃO PODE PERDER: A troca de cadeira na Câmara e a preocupação de secretários

NO MERCADO

Fla define prioridades, mas discute tamanho do investimento na janela