O deputado estadual Tovar Correia Lima, de Campina Grande, oficializou sua de saída do PSDB e revelou racha interno dentro da legenda e crava que outros deputados vão abandonar a sigla até o próximo ano.
” Vai acabar, já está se acabando. Devido à cláusula de barreira talvez até não consiga o número mínimo de deputados federais necessário para continuar existindo, por isso devemos eu e outros migrar para outra legenda”, ponderou.
Cláusula de barreira é uma lei que restringe a atuação e o funcionamento de partidos políticos que não obtiverem determinada porcentagem de votos para o Congresso.
Em 2017, com a Reforma Política, a Cláusula de Barreira foi aprovada pelo Senado Federal, e já começou a valer para as eleições de 2018.
Existe no ordenamento jurídico de outros países ao redor do mundo cláusulas de barreira como a que está em trâmite aqui no Brasil.
Tovar Correia Lima é natural de João Pessoa, mas iniciou a vida pública em Campina Grande/PB. É graduado em Administração de Empresas e em Direito, tem pós-graduação em Gestão Pública.
Em 2008, foi eleito vereador da cidade de Campina Grande, sendo reeleito em 2012,
Em 2014, foi eleito pela primeira vez deputado estadual, sendo reeleito em 2018 e 2022. Atualmente, está no terceiro mandato na Assembleia Legislativa da Paraíba.
« Voltar