Prefeito Nabor e Olívia tratam com ministro Padilha de demandas da Saúde de Patos

Por Vicente Conserva - 40 graus Quarta-Feira, 27 de Agosto de 2025
O cidadão tem uma ação na Justiça aguardando uma decisão, geralmente envolvendo indenização por danos morais e outros envolvendo dinheiro. De repente, recebe no seu WhatsApp uma mensagem do seu advogado dizendo que seu processo teve uma movimentação e que você tem uma quantia a receber. Tudo não passa de uma enganação.
Este golpe vem atingindo milhares de pessoas e advogados do Brasil a exemplo da cidade de Patos. Semana passada, nossa reportagem recebeu vários relatos de advogados afirmando que eles e muitos de seus clientes foram vítimas desse golpe.
O que mais intriga todo mundo é o fato de os golpistas terem acesso a todos os dados dos clientes e profissionais como nome, CPF, número de processo, valores a receber e até dados de advogados, para exigir o pagamento de supostas taxas judiciais e obter ganhos ilícitos.
O exemplo abaixo ocorreu com um cidadão em Patos e seu advogado. Por questões de segurança processual, vamos omitir alguns dados.
Bom Dia, (Sr) Fulano de tal, aqui é o Dr. Nome do Advogado
OAB PB10... houve uma movimentação no seu processo com o dr.(o) Nome real do advogado.
PROCESSO
N°080... 0301
Mediante provas e laudos. o juiz do fórum deu como ordem o encerramento da causa a seu favor. Você tem um valor de R$ 18.061,96 disponível de restrição.
Foram expedidos os alvarás de liberação do pagamento da ação N°080... 251
Em nome de: M.M.V. Ferreira
CPF: 467....
Para que seja entregue o valor, é necessário o cadastro de uma conta, que esteja em seu nome pois somente o senhor como titular da ação que poderá está movimentando o valor em conta.
Checados, todos os dados acima são verdadeiros, segundo relatou o advogado vítima.
Em contato com o advogado, ele relatou que ele e outros colegas também estão sendo vítimas em Patos do golpe, mas que felizmente, não há notícias de que os clientes deram quantias em dinheiro, pois tiveram o cuidado de ligar antes para o profissional.
Perguntado como os golpistas conseguem acesso aos dados, o advogado respondeu: “Não temos a menor ideia, porque para ter acesso a um processo, é necessário ser advogado e ter uma senha cadastrada, no mínimo. Sem falar nos nossos dados e de clientes que são copiados na maior facilidade e fidelidade”, disse ele.
Com o aumento do número de casos envolvendo o chamado golpe do falso advogado, tribunais de Justiça de vários estados estão divulgando comunicado alertando sobre nova modalidade de fraude e orientações com dicas sobre como a população pode se proteger.
O alerta destaca que tribunal não faz ligações para cobrar qualquer tipo de taxa e orienta que as pessoas desconfiem desse tipo de contato feito, normalmente, via meios eletrônicos ou mensagens de aplicativos que solicitem dados individuais, solicitações de senhas e promessas de vantagens.
“Os criminosos se apropriam de informações autênticas das vítimas, como nome, CPF, número de processo, valores a receber e até dados de advogados, para exigir o pagamento de supostas taxas judiciais e obter ganhos ilícitos”.
De acordo com o alerta, “os estelionatários usam informações pessoais e de processos judiciais, obtidos geralmente em fontes abertas e banco de dados, a fim de entrar em contato com as vítimas de forma convincente”. Para enganar as vítimas, os fraudadores utilizam fotos, documentos com logotipos, timbres e brasões e até mascaram o número de telefone de órgãos oficiais.