Patos se prepara para receber motociclistas na 16ª Edição do Patos Moto Fest neste fim de semana

Por Assessoria Terça-Feira, 12 de Agosto de 2025
Na tarde desta segunda-feira (11), foi inaugurada a primeira unidade da Padaria Artesanal da Paraíba, instalada no Banco de Alimentos Estefânia Pereira, na Vila Cavalcante, em Patos. O projeto, articulado pela Segunda-dama do Brasil, Lu Alckmin, e por Luana Motta, esposa do deputado federal Hugo Motta, é vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação e marca a chegada de uma iniciativa pioneira no estado.
A proposta une qualificação profissional e segurança alimentar, oferecendo cursos e capacitação para a produção de pães e derivados, com foco na geração de renda e inclusão produtiva de famílias em situação de vulnerabilidade social.
A secretária municipal de Desenvolvimento Social e Habitação, Helena Wanderley, ressaltou a relevância do projeto para a cidade. “Vamos capacitar famílias para gerar renda e promover inclusão produtiva. A padaria artesanal é um projeto que a gente tem muito carinho e zelo. Vai transformar vidas, dar oportunidade a quem mais precisa e garantir dignidade por meio do trabalho. Quero agradecer à Dona Lu Alckmin e à Luana Motta pela iniciativa e pela força que nos deu para implementarmos esse projeto tão importante.”
O deputado federal Hugo Motta destacou o papel de sua esposa e da Segunda-dama na concretização da iniciativa. “Estamos vendo um investimento onde as pessoas terão um apoio maior, ter a oportunidade de ter um incremento na renda mensal, entrando no mercado de trabalho, além de ter todo o serviço público ganhando, pois a produção será destinada ao banco de alimentos, às creches e escolas. A chegada da Padaria Artesanal a Patos é fruto da sensibilidade e dedicação de Luana e da Dona Lu Alckmin, que idealizou o projeto. É uma ação que vai além de ensinar um ofício; é uma ferramenta de transformação social que vai permitir que muitas famílias tenham uma nova fonte de sustento e esperança”, destacou.
O prefeito de Patos, Nabor Wanderley, enfatizou o compromisso da gestão municipal em investir na capacitação e no combate à insegurança alimentar. “Esse é mais um passo para garantir que nossa população tenha oportunidades reais de aprender um ofício e, ao mesmo tempo, contribuir para a segurança alimentar. Estamos comprometidos em apoiar ações que transformem vidas por meio do empreendedorismo, gerando renda”, afirmou.
A deputada estadual Francisca Motta reforçou o valor da atuação feminina na política social. “Quando mulheres comprometidas com o bem-estar da população se unem, os resultados são visíveis e duradouros. Esse projeto é um exemplo de que cuidado, sensibilidade e ação prática podem caminhar juntos para melhorar a vida das pessoas”, ressaltou à parlamentar.
Já a Segunda-dama do Brasil, Lu Alckmin, elogiou o engajamento da equipe local e o olhar atento de Luana Motta para as demandas da região. “O presidente Hugo Motta tem uma atuação muito importante para a Paraíba e, ao lado dele, Luana demonstra um cuidado especial com Patos e com a população do sertão. É uma forma de gerar renda, e é honra e uma alegria imensa estar aqui e ver essa primeira unidade na Paraíba nascer aqui, sendo o 17º estado a receber o projeto”, concluiu.
Participaram da inauguração, a presidente da Câmara de vereadores de Patos, Tide Eduardo, a ex-vice-governadora da Paraíba, Lígia Feliciano, a prefeita de Juazeirinho, Anna Virgínia, o prefeito de Boa Ventura, Vital, da segunda-dama da Paraíba, Camila Mariz e diversas lideranças locais.