Compartilhe

Paraibana Maria Vitória conquista 1º lugar nacional em premiação de poesia

Por Wscom    Sexta-Feira, 2 de Dezembro de 2022


A estudante paraibana Maria Vitória de Abreu Marinho, 13 anos, de Cajazeiras, município do Sertão paraibano, conquistou o 1º lugar nacional no ‘Prêmio MPT na Escola 2022’, com a Poesia ‘Ser Jovem Aprendiz’. O anúncio foi feito na tarde desta quinta-feira (01), durante solenidade pelo canal TV MPT no Youtube. A paraibana, que cursa o 7º ano na Escola Municipal Carolino de Sousa Neto, localizada na zona rural, foi orientada pela professora Irisdene Batista Barreto. A cidade de Cajazeiras – que ensinou a Paraíba a ler – agora, ensina o Brasil a rimar.

“Vou falar nesse poema/ Sobre um assunto especial/ Que tanto nos incomoda/ E nos causa muito mal./ Pois o trabalho infantil/ É um serviço ilegal./ (…) Vamos vencer esse mal/ Cortando pela raiz/ Sem negar que ele existe / No nosso próprio País/ Oferecendo às Crianças/ Uma infância mais feliz”, diz alguns versos da poesia de Maria Vitória, que fala sobre o programa Jovem Aprendiz como alternativa para combater a exploração do trabalho infantil e incentivar o primeiro emprego e o trabalho do adolescente, sem deixar de estudar.

“Estou muito feliz e emocionada! Chegar na final nacional e ganhar em 1º lugar, muito me honra. Este foi o primeiro ano que participei desse projeto maravilhoso! Quero agradecer a minha professora Irisdene, a minha família e a minha escola por acreditarem em mim”, afirmou Maria Vitória, que leu a sua poesia durante a solenidade virtual, que acompanhou da sua casa, no Sítio Almas, zona rural de Cajazeiras.

“Meu esforço valeu a pena. É um prêmio que motiva a gente. Para todos os estudantes meu recado é que se sintam capazes. Nós podemos fazer o melhor. Quando você quer, você consegue”, comemorou Maria Vitória, que também foi premiada na Etapa Estadual, em outubro deste ano, e ganhou um notebook.

“Estou muito, muito feliz!”, comemorou, emocionada, a professora Irisdene Batista, que orientou a poesia de Maria Vitória. “Esse concurso do MPT marcou de forma positiva nosso trabalho pedagógico. O ‘MPT na Escola’ foi um incentivo para estimular essa vontade de crescer dos nossos alunos, de fazer a diferença. Recuperar a aprendizagem é prioridade nesse momento”, acrescentou a professora.

“É muita emoção! O nome de Maria Vitória já nos remete à glória. Esta grande menina orgulha a Paraíba e é motivo de muito orgulho. Você, Maria Vitória, é orgulho para a sua família, para o seu município, para o seu Estado e para todas as pessoas que constroem coletivamente o projeto MPT na Escola. Parabéns, Maria Vitória! Estamos verdadeiramente orgulhosos de você e da sua professora Irisdene”, afirmou, emocionada, a procuradora do Trabalho Edlene Lins Felizardo, coordenadora Regional da Coordinfância/MPT (Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e ao Adolescente).

A procuradora coordenou o projeto na Paraíba e também acompanhou toda a solenidade na tarde de hoje. Após o anúncio da classificação, ela telefonou para Vitória e para a professora cumprimentando as duas pela conquista.

« Voltar

NA TELONA

Primeiro filme cristão produzido por surdos pretende alcançar outros para Jesus

SUCESSO

Anitta lança álbum com 15 faixas inéditas. Ouça Lose Ya Breath

Veja também...

NO SERTÃO

Veja onde mais choveu em 2024 na Região de Patos

NA PARAÍBA

Assembleia aprova criação de novas vagas de desembargadores no Tribunal de Justiça da PB

CONQUISTAS

Plano de Cargos e Carreira dos professores estaduais da Paraíba é aprovado na Assembleia