Compartilhe

Zeca Pagodinho fará parte da Academia Brasileira de Cultura

Por Redação 40 Graus    Segunda-Feira, 11 de Outubro de 2021


Zeca Pagodinho fará parte da Academia Brasileira de Cultura. No próximo dia 5 de novembro, será fundada a Academia Brasileira de Cultura (ABC), com 45 confrades. A ideia é que os encontros, regados a chá e salgadinhos, no melhor estilo ABL, sejam quinzenais, em um palacete no Rio Comprido. “A cultura está passando por um momento difícil, então temos que juntar nossas forças”, afirma o professor Calos Alberto Serpa de Oliveira, idealizador do projeto.

Confeccionados pelo Instituto Zuzu Angel, os 45 fardões em tom de vinho serão distribuídos entre atores, escritores, coreógrafos, músicos e produtores culturais. Nas três cadeiras de veludo verde reservadas para personalidades da música popular brasileira sentarão Elba Ramalho, Elza Soares e Zeca Pagodinho. “É uma honra para mim e para o samba fazer parte desta academia, ainda mais ocupando a Cadeira Francisco Alves. Vou sentir um pouco de calor com o fardão, mas será por uma boa causa”, diz Zeca.

Ana Botafogo e Dalal Achar, do balé clássico, Deborah Colker, da dança contenporânea, e Carlinhos de Jesus, da gafieira, são outros nomes celebrados da futura academia. Entre as atrizes, a lista é extensa: Beth Goulart, Christiane Torloni, Lilia Cabral, Marieta Severo, Rosa Maria Murtinho e Zezé Motta. Integrantes da Academia Brasileira de Letras também estão no projeto, como Arnaldo Niskier, Arno Wehling, Domício Proença, Marcos Vilaça e Nélida Piñon.

Por sua vez, Carlos Alberto Serpa sentará na Cadeira Dulcina de Moraes, atriz e criadora da Fundação Brasileira de Teatro, morta em 1996, aos 88 anos. Ele é apaixonado por artes cênicas, tendo fundado o Teatro Cesgranrio em um anexo da Fundação Cesgranrio, que preside há 50 anos.

« Voltar

NA TELONA

Superman estreia nesta quinta (10) nos cinemas da Paraíba

CULTURA

Coletivo Derréis de Patos discute impactos da Lei Luiz Gonzaga

Veja também...

NA PARAÍBA

33 deputados da ALPB assinam nota contra tarifa de Trump

NO SERTÃO

Tradição: queijo de manteiga produzido por quatro gerações é destaque no João Pedro de Várzea

NO SERTÃO

Foragido da justiça de Patos desafiou policiais para troca de tiros antes de ser recapturado