Tradicional subida da Serra do Cajueiro marca o Dia de São Sebastião em São Mamede
Por Assessoria Quarta-Feira, 28 de Janeiro de 2026
A tradicional subida da Serra do Cajueiro, no sítio Saco de Serra Branca, marcou o Dia de São Sebastião em São Mamede -PB, nesse 20 de janeiro de 2026. Essa ação ocorre desde 1940, a exatos 86 anos, traduzindo-se em um renovar da fé, devoção e tradição da comunidade.
Importante dizer que a Prefeitura Municipal, por meio das secretarias de Turismo e Meio Ambiente, de Cultura e Artes, chega com seu apoio logístico a fim de fomentar o turismo religioso, rural, de aventura, além de reafirmar a força da cultura do seu povo.
Cruzeiro de São Sebastião


No topo da serra, os romeiros, ou, aventureiros, visitam o Cruzeiro de São Sebastião, implantado pelas famílias que vivem ao redor do monte — fruto de uma promessa pela recuperação da saúde de um ente querido. O voto cumprido serve de exemplo para os muitos devotos que fazem esse percurso todos os anos.

Também é uma oportunidade de as pessoas contemplarem a paisagem exuberante e rústica da Caatinga, com vistas, inclusive, para as cidades de Patos, Quixaba, Várzea, Santa Luzia, São Mamede.
A oração litúrgica foi feita no pé da serra com a participação de Bastinho Vieira — filho da comunidade, pedindo especialmente para que ano seja chuvoso e cesse a escassez de água porque passa a região.
« Voltar



