Agricultores de Patos denunciam barramento do leito do Rio Espinharas
Por Vicente Conserva com Polêmica Patos Quarta-Feira, 28 de Janeiro de 2026
Nesta terça-feira, dia 27 de janeiro, os agricultores da comunidade Sítio Trincheiras, no município de Patos, denunciaram que estão tendo ainda mais dificuldades para captar água no Rio Espinharas em decorrência de barragens artesanais erguidas no leito do rio e impedem a passagem da pouca água.
Relatos são de que os casos de barramento estão sendo denunciados há bastante tempo, mas nada é feito mesmo diante de leis que proíbem tal prática criminosa.
Os agricultores denunciam a ausência de órgãos de fiscalização, a exemplo da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (AESA PB) e da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).
A ausência de fiscalização e providências por parte das autoridades está causando conflitos na comunidade. Os agricultores estão se organizando para medidas para o fim das barragens e alertam as forças de segurança para evitar maiores problemas.
O caso foi levado ao conhecimento do representante da AESA e se esperam medidas cabíveis.
Eles ressaltam que centenas de médios e pequenos agricultores dependem das águas do Rio Espinharas para manter os cuidados com os animais e as plantações nas comunidades onde ainda se consegue captar a pouca água, mesmo que poluída.
O prejuízo será ainda maior quando o inverno chegar. No momento, em decorrência da falta de chuvas e do grave problema hídrico que afeta o sertão paraibano e grande parte do Nordeste, os agricultores buscam sobreviver com o pouco que se tem nos rios, açudes, barragens, poços e cacimbas que ainda resistem.