Compartilhe

Paraíba é o 7ª estado com maior número de deficientes em proporção do país

Por Wscom    Sexta-Feira, 23 de Maio de 2025


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgou nesta sexta-feira (23), dados do último censo, ocorrido em 2022. A mostra traz resultados preliminares sobre pessoas com deficiência e pessoas diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Em valores proporcionais, a Paraíba tem cerca de 8,6% de sua população portando algum tipo de deficiência ou TEA. Isso representa cerca de 334,6 mil do total de 3,87 milhões de pessoas com dois ou mais anos de idade e residentes no estado. Na perspectiva nacional, a Paraíba ocupa a sétima posição, tendo taxa acima da média nacional, que é de 7,3%. Vale observar que os nove estados com maiores taxas são da região Nordeste. 

As perguntas sobre pessoas com deficiência fazem parte do Questionário Amostra, ou seja, não são aplicadas a toda a população brasileira, mas a um conjunto da população selecionada aleatoriamente, a partir de uma metodologia estatística. Considera-se pessoa com deficiência a pessoa de 2 anos ou mais de idade que respondeu “tem muita dificuldade” ou “tem, não consegue de modo algum” em ao menos um dos domínios funcionais investigados (enxergar, ouvir, andar, funcionamento dos membros superiores e limitações mentais), mesmo utilizando aparelho de auxílio.

Do total de 334,5 mil pessoas com deficiência na Paraíba, 57,5% (192,4 mil) eram compostas por mulheres, ficando os restantes 42,5% (142,2 mil) constituídos por homens. Em termos de participação de cada um desses dois grupos no total da população do mesmo sexo e com dois ou mais anos de idade, constatou-se uma diferença de 2 pontos percentuais (pp) a mais para as mulheres (9,6%), em comparação com os homens (7,6%).

A incidência de deficiência é maior em grupos com 50 anos ou mais de idade

Uma análise da população paraibana com deficiência por grupos etários revelou que a incidência de deficiências tende a aumentar com o envelhecimento, uma vez que as limitações funcionais se tornam mais frequentes com o avanço da idade. Entre a população com deficiência, 10,2% das pessoas tinham de 15 a 29 anos, enquanto 24,3% das pessoas sem deficiência alcançaram esse grupo etário, evidenciando uma participação proporcionalmente maior desse último grupo. Entretanto, essa relação se inverte nas faixas etárias mais elevadas. Entre as pessoas com deficiência, 31,2% tinham de 60 a 79 anos, frente a 11,5% entre as pessoas sem deficiência. Já na faixa de 80 anos ou mais de idade, 14,1% das pessoas com deficiência estavam nessa faixa etária, em contraste com apenas 1,5% entre aquelas sem deficiência.

« Voltar

AMBIENTE

Espaços urbanos de Patos são transformados com paisagismo e harmonia urbana

NA PARAÍBA

Mutirão Oftalmológico: Polícia vai ouvir equipe médica que realizou procedimentos

Veja também...

VIOLÊNCIA

Tentativa de assalto a juíza e PM termina com dois bandidos mortos na Paraíba

EM BRASÍLIA

Prefeito e lideranças de Quixaba participam da XXVI Marcha dos Prefeitos em busca de recursos

EXPECTATIVA

Viña já faz atividades com o grupo e fica perto do retorno pelo Flamengo