Compartilhe

II Congresso Intermunicipal de Saúde da Mulher em Patos destaca avanços no SUS e cuidado integral

Por Secom-Patos    Terça-Feira, 29 de Outubro de 2024


Teve início na manhã de hoje, 29 de outubro, no auditório da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) em Patos, o II Congresso Intermunicipal de Saúde da Mulher. Promovido pela Prefeitura de Patos, através da Secretaria Municipal de Saúde, o evento busca qualificar profissionais da área por meio de palestras e minicursos que ocorrerão também nesta quarta-feira, 30 de outubro. O tema desta edição, "Os avanços no SUS com a assistência multidimensional e a sustentabilidade intersetorial," orienta as discussões sobre a ampliação de exames preventivos, campanhas de vacinação e o acompanhamento pré-natal.

A gerente da Atenção Básica de Patos, Nívea Mabel Medeiros, destacou que o congresso faz parte do planejamento da atenção primária à saúde para promover a qualificação profissional e o fortalecimento de redes intersetoriais de atendimento. “Com o tema deste ano, evidenciamos que o município de Patos avançou no SUS com a implantação do Programa de Atenção à Primeira Infância (PAI), reforçando a colaboração entre as secretarias de Saúde, Desenvolvimento Social, Educação e Políticas Para as Mulheres,” afirmou Nívea. Ela ressaltou ainda a presença de palestrantes capacitados, com o objetivo de enriquecer o conhecimento dos participantes em temas pertinentes à saúde feminina.
Imagem do WhatsApp de 2024-1015.27.51_15c61c27

Matheus Spricido, médico e palestrante do congresso, expressou sua gratidão pelo convite, abordando a importância de um cuidado integral e integrado na saúde pública. "Por muito tempo o cuidado era fragmentado, e isso não gera mais saúde. Precisamos integrar as especialidades e as classes de profissionais para construir uma rede de cuidados," enfatizou.

Imagem do WhatsApp de 2024-10) 15.27.53_3b582fa4

A enfermeira obstétrica Edite Porfírio trouxe à discussão sua experiência nas consultas ginecológicas de enfermagem, enfatizando a ampliação de métodos contraceptivos disponíveis pelo SUS, como o DIU.


Imagem do WhatsApp de 2024-10-) 15.27.52_6804c27d

José Francisco de Sousa (Zeca), gerente da 6ª Regional de Saúde, elogiou a iniciativa do congresso, destacando a importância de manter a atenção básica em constante diálogo com as demandas de saúde das mulheres para garantir soluções eficazes e integradas.

A mesa de honra da abertura do evento contou com a presença do secretário municipal de Saúde, Leônidas Medeiros; o prefeito em exercício, Jacob Souto; a gerente de Atenção Básica, Nívea Mabel; a diretora da Maternidade Peregrino Filho, Séfora Cândida; a secretária de Políticas Para as Mulheres, Jéssica Alexandre; e a coordenadora da Saúde da Mulher, Marilinha.

« Voltar

NOVEMBRO

STTrans promove semana de ação de saúde para taxistas, mototaxistas e alternativos

NO SERTÃO

Território Serra do Teixeira vai ter Projeto de Desenvolvimento para Cajucultura

Veja também...

SORTE GRANDE

Mega sorteia prêmio de R$ 200 milhões, 6º maior da história

INSEGURANÇA

Mulher fica ferida após carro arrastar moto no Centro de Patos

BRASILEIRÃO

Análise: Palmeiras supera vaias para manter vivo sonho do título brasileiro