Agosto Lilás é encerrado em Patos com palestra da cofundadora do Instituto Maria da Penha

Por Secom-Patos Quinta-Feira, 7 de Agosto de 2025
A Prefeitura de Patos realizou, na noite desta quarta-feira (6), a Plenária do Orçamento Participativo 2026, no auditório da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), reafirmando seu compromisso com a participação cidadã e o planejamento democrático. O evento marcou a culminância de uma série de escutas públicas realizadas ao longo do ano pela Secretaria Municipal de Relações Institucionais, em conjunto com diversas secretarias.
Com o auditório cheio e presença de representantes de conselhos, associações comunitárias, ONGs, gestores públicos e população em geral, a plenária teve como objetivo consolidar propostas para a construção da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026 e do Plano Plurianual (PPA) 2026-2029. A proposta é garantir que os investimentos e prioridades do município sejam definidos com base nos anseios da população.
O prefeito Nabor Wanderley destacou que a iniciativa permite que a gestão esteja mais próxima da realidade vivida pelas comunidades.
“Na hora que a gente abre a oportunidade das pessoas poderem participar, até por escrito mesmo, dizerem qual é a sua reivindicação, qual a prioridade para o seu bairro, qual o problema que precisa ser resolvido, a gente consegue avançar na resposta a esses problemas”, afirmou.
Ele também relembrou o início do processo, com o Orçamentinho Participativo, que ouviu crianças da primeira infância.
“As criancinhas já estão podendo dar uma opinião importante para que a gente possa realmente ter a sensibilidade de atender, interpretar o que elas querem para o futuro delas”, completou.
O secretário de Relações Institucionais, Sávio Salvador, comemorou o sucesso do evento e o envolvimento de diferentes públicos ao longo do processo, que este ano incluiu escutas específicas com crianças, adolescentes e jovens.
“Hoje estamos no ápice do nosso orçamento participativo. Escutamos as crianças, os adolescentes, os jovens – num processo inédito no estado – e hoje, com o ‘Orçamentão’, reunimos todos os setores da sociedade civil organizada para construir não só a LOA de 2026, mas também o PPA 2026-2029, desenhando os sonhos que Patos quer para os próximos quatro anos”, explicou.
A participação do secretário estadual do Orçamento Democrático, Júnior Caroé, trouxe ainda mais legitimidade ao processo. Ele elogiou a experiência patoense e destacou seu potencial como modelo a ser replicado.
“A cidade de Patos adota esse modelo de compartilhamento da gestão pública com a população. E quem tem a ganhar com isso? Primeiramente, a gestão. Porque é de um aprendizado tão grande saber o que acontece no chão do território, onde as pessoas vivem e produzem suas vidas”, disse.
Durante o evento, também foi reforçado que os formulários de participação continuam disponíveis no site oficial da Prefeitura de Patos (https://patos.pb.gov.br/), permitindo que mais cidadãos contribuam de forma remota com sugestões e demandas para o orçamento do município.
O resultado final do processo será sistematizado e enviado à Câmara Municipal, onde passará pela apreciação dos vereadores. A expectativa é que, a partir dessa construção coletiva, o município possa seguir avançando com ações mais eficientes, justas e voltadas para as reais necessidades da população.