O Fórum Paraibano de Combate à Corrupção – Focco-PB realizará nesta quinta-feira (29), a partir das 9h00, no auditório do Sebrae na cidade de Patos, a segunda edição do Seminário “Focco no início da gestão”. O evento é destinado aos novos prefeitos e tem como objetivo oferecer, logo no início das gestões municipais, uma base sólida de informações, reflexões e práticas voltadas à prevenção de irregularidades, ao controle interno e à adoção de mecanismos que garantam o uso responsável dos recursos públicos.
A coordenadora do Focco-PB, auditora de controle externo Chrystiane Mariz, destacou a missão do fórum e a importância do evento, que conta com o apoio e a participação de todos os órgãos integrantes. Neste mês de maio o FoccoPB celebra 20 anos de atuação. Ela enfatizou o papel do Focco como espaço de articulação e-ntre instituições públicas que a integram e a sociedade civil na defesa da transparência, do controle social e da prevenção à corrupção.
“Nosso Fórum tem o compromisso de reunir as instituições públicas em torno de um ideal comum: o fortalecimento da integridade, da ética e da eficiência na administração pública. Nessas duas décadas, temos atuado firmemente na promoção da transparência e na construção de uma gestão mais justa e comprometida com o interesse coletivo”, afirmou.
A coordenadora destacou ainda que o início de uma gestão representa uma oportunidade estratégica, e o Focco quer estar presente nesse momento crucial, oferecendo suporte técnico e institucional. Ela ressaltou que o combate à corrupção hoje vai além das sanções: passa pela prevenção, pela educação e pela promoção da integridade institucional.
Programação – A abertura do seminário será feita pela coordenadora do Focco-PB, Chrystiane Mariz Maia, às 9h00. Na oportunidade, usarão da palavra, também, o prefeito de Patos, Nabor Wanderley e a gerente regional do Sebrae em Patos, Anna Stefânia Rodrigues. A palestra de abertura ficará a cargo do subsecretário do Ministério do Planejamento, Geraldo Francisco Junior, que discorrerá sobre as orientações do Governo Federal para o início de uma boa gestão.
“Governança e Planejamento das Contratações” será o tema a ser proferido pelo Advogado da União, Fernando Baltar Neto, às 10h00. Segue com a palestra da auditora Chrystiane Mariz, que abordará “O impacto da Reforma Tributária nos municípios”. A programação da manhã vai encerrar com um debate entre os palestrantes e convidados, tendo como mediadores, o promotor de justiça Carlos Davi Lopes e o superintendente substituto da Controladoria Geral da União, Walber Silva. No período da tarde haverá cinco oficinas temáticas com os especialistas convidados.
Os eventos são gratuitos, sendo que a programação completa e o formulário de inscrições podem ser acessados na página do TCE/PB em:
https://doity.com.br/
As inscrições são limitadas à capacidade das salas, sendo preenchidas por ordem de inscrição.
« Voltar