Compartilhe

Açude Acauã atinge 69% da capacidade total e chega ao maior volume em seis anos

Por Nice Almeida/ClickPB    Terça-Feira, 16 de Abril de 2024


O açude Acauã, quarto maior reservatório da Paraíba monitorado pela Agência Executiva da Gestão das Águas (Aesa), atingiu a marca de 68,49% da capacidade total. Esse é o maior volume do açude desde 2018, quando ele quase secou ficando com apenas 3% da capacidade total.

A capacidade total do reservatório que é de 253.142.247 milhões de metros cúbicos, agora está em 173.368.684 milhões de metros cúbicos, sendo colocado na lista da Aesa como açude reservatório em normalidade pela quantidade de água acumulada.

Em abril de 2023, o açude Acauã estava com 58,24%. Em janeiro deste, o reservatório atingiu 59% passando para os quase 69% nesta terça-feira (16).

 

acaua

Açude Acauã (Foto: Reprodução/Governo do Estado)

Açude Acauã – a história

O açude Acauã – Argemiro de Figueiredo – fica no município de Itatuba na região do médio curso do Rio Paraíba. A sua inauguração ocorreu em 2002.

O açude tinha o objetivo de reforçar o suprimento de abastecimento de água da cidade de Campina Grande e municípios vizinhos. O sistema adutor construído atende os municípios de Salgado de São Félix, Itabaiana, São José dos Ramos, Mogeiro, Pilar, Itatuba, Ingá, Juripiranga e Juarez Távora não chegando a Campina Grande, pois o volume de água só garante o abastecimento das cidades ligadas ao adutor.

A represa de Acauã é o ponto inicial do Canal das Vertentes Litorâneas, um projeto de transposição de águas que prevê o transporte de até 10 metros cúbicos por segundo até o litoral norte da Paraíba.

Nível dos açudes

De acordo com dados da Aesa, atualmente, dos 135 açudes monitorados pela Agência, 26 estão sangrando, 74 estão em normalidade, 19 em observação e 16 ainda estão em situação crítica.

 

« Voltar

DESENVOLVIMENTO

Prefeitura de São Mamede entregará até o final do ano 130 casas com recursos próprios

FESTA GRANDE

Prefeito entrega veículos ao município de Areia de Baraúnas nos 30 anos de Emancipação Política

Veja também...

DESENVOLVIMENTO

Estação Ferroviária de Patos será revitalizada numa parceria entre Prefeitura, Fecomercio e SENAC

NO SERTÃO

Prefeito Umberto Jefferson faz entrega de casas populares a munícipes de São Mamede

LUTO

Coren-PB lamenta morte de Técnica de Enfermagem em Patos