Compartilhe

Prefeitura de São Mamede apoia a 3ª Trilha e Rapel na Serra dos Buzinas

Por Assessoria    Segunda-Feira, 10 de Fevereiro de 2020


Antes de contar tudo sobre a terceira edição da “Trilha Ecológica e Rapel na Serra dos Buzinas”, é importante considerar algumas informações e curiosidades do local. A Serra dos Buzinas fica na comunidade de Várzea Alegre, mais precisamente no Sítio Olho d’Água que pertence aos herdeiros da família Medeiros, conhecida por família “Buzina”.

Dos nove herdeiros, o único vivo é o senhor Birino Buzina e já está com 90 anos. Ele nunca migrou da comunidade e, com o passar do tempo, junto com seus filhos investiu em uma queijeira, para a produção de queijo e manteiga.

A pequena empresa continua em atividade, e os produtos são comercializados na cidade. Sendo gerenciada por Júlio e Gustavo, filho e neto de Birino, respectivamente.

Sobre a trilha e o rapel na serra, o evento foi idealizado pelo Personal Alan Medeiros, que também é neto de Birino. Essa última aconteceu no dia 26 de janeiro.

Para isso, ele conta com apoiadores como a Prefeitura de São Mamede e a Agência de Ecoturismo Sertão Extreme. A ideia é tornar viável a prática do esporte de aventura, vencendo desafios e provocando o encontro dos participantes com a natureza.

Tendo como foco principal a promoção do bioma Caatinga, que a maioria das pessoas da região ainda desconhecem. De modo a construir uma cultura de valorização e preservação dos recursos naturais do Seridó e do Sertão nordestino.

Para Alan, essa terceira edição foi um sucesso. E o mais importante foi conquistar de vez a confiança dos participantes. Segundo ele, não é fácil se aventurar na mata, “mas nós contamos com uma equipe de profissionais capacitados, os bombeiros e os instrutores, para dar o suporte necessário tanto na trilha quanto no rapel”.

De parte da gestão municipal, o secretário de turismo e meio ambiente, Stanley Fillemon, destacou os pontos turísticos da cidade, evidenciando os sítios arqueológicos, a serra dos Buzinas, do Cajueiro e o pico de Picotes.

E argumentou: “Enfim, são vários pontos que precisam ser valorizados e é isso que a secretaria de turismo e meio ambiente tem feito, é isso que o prefeito Jefferson tem feito, valorizar o que é nosso, valorizar as nossas riquezas”.

Depois, o secretário de esporte e lazer, Mazzarope Medeiros, ratificou a importância da prática de esportes radicais. Argumentando que o município tem outras montanhas a serem exploradas, como forma de ampliar o turístico e a prática de esportes radicais.

Cabe destacar que no percurso da trilha, há uma casa pequena que serve de apoio para os caçadores, ou grupos de pessoas que se aventuram passar a noite na serra.

Outro ponto de visitação é a gruta formada por pedras, e o olho d’água com sistema de captação de água por gravidade.

« Voltar

NO SERTÃO

Patos terá um Centro Público para Comercialização da produção de segmentos da Economia Solidária

MAIS EDUCAÇÃO

Alunos da Rede Municipal de Patos participam da Olimpíada Sertaneja de Matemática

Veja também...

CALAMIDADE

Governo adia ‘Enem dos concursos’ em razão das enchentes em todo o país

NO SERTÃO

Vale dos Sertões: representantes do fórum debatem plano de ação em Patos

NO SERTÃO

Estudante de Medicina é presa em Patos ao furtar computador na Maternidade, mas liberada após pagar fiança