Compartilhe

Patos tem 117 anos de elevação a categoria a cidade, 187 anos de emancipação e 248 de fundação

Por Patos Online    Domingo, 25 de Outubro de 2020


Ainda é comum a dúvida com relação a emancipação política e elevação a categoria de cidade. Neste dia 24 de outubro nossa cidade comemorou sua elevação a cidade, sua emancipação política se deu em 28 de agosto de 1833, há 187 anos. Já a fundação de Patos se deu em 1772, mais precisamente em 6 de março daquele ano, portanto há 248 anos.

História

Até meados do século XVII, toda a zona que abrange o território do atual Município de Patos era habitada pelos índios Pegas e Panatis.

Os primeiros elementos civilizadores a penetrarem a região foram os membros da família Oliveira Ledo, que fundaram algumas fazendas de gado, tendo encontrado forte resistência por parte dos gentios. Pouco a pouco foram os nativos obrigados a abandonar a região, à medida que seus domínios eram conquistados pelos brancos.

Depois das fazendas de gado fundadas por Oliveira Ledo, outras foram sendo formadas por colonizadores portugueses, que ali se estabeleceram com seus escravos.

O lugar primeiramente devassado chamava-se Itatiunga, nome dado pelos gentios que significa “pedra branca”. Mais tarde, passou a chamar-se Patos.

Segundo a tradição, a denominação de Patos originou-se do nome de uma lagoa, hoje aterrada, situada às margens do rio Espinharas, a qual era conhecida por Lagoa dos Patos, em virtude da grande quantidade dessas aves ali existentes.

Em 1752, o Capitão Paulo Mendes de Figueiredo e sua mulher Maria Teixeira de Melo, que residiam nos sítios de Patos e Pedra Branca, doaram parte de suas terras a Nossa Senhora da Guia. É nessas terras que está edificada a cidade de Patos.

Em 28 de novembro de 1768 foi ratificada essa doação pelos herdeiros de Paulo Mendes de Figueiredo, tendo início a construção da capela em 1772. Nos seus arredores começou a surgir a povoação, que se incorporou à Freguesia de Nossa Senhora do Bom Sucesso de Pombal.

Com o desenvolvimento que foi tendo a povoação, a 6 de outubro de 1788, por Provisão Régia, n.° 14, foi criada a Paróquia de Patos.

« Voltar

NO SERTÃO

Patos terá um Centro Público para Comercialização da produção de segmentos da Economia Solidária

MAIS EDUCAÇÃO

Alunos da Rede Municipal de Patos participam da Olimpíada Sertaneja de Matemática

Veja também...

PERIGO TOTAL

Temporais afetam rios em todo o RS, e Guaíba pode ter cheia recorde

TRÁGICO

Quatro pessoas ficam feridas em acidente próximo a Junco do Seridó envolvendo caminhão e carro

EM ALTA

Na tela do cinema: obra literária infantil de autor patoense vira curta-metragem