Compartilhe

Boca de urna, comícios e alto-falantes: entenda o que é proibido no dia das eleições

Por Redação 40 Graus    Quinta-Feira, 3 de Outubro de 2024


No dia 6 de outubro, neste domingo, o Brasil inteiro se encontrará com as urnas eletrônicas para eleger os próximos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de todas as cidades brasileiras. No entanto, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) estabelece uma série de regras para que todos consigam exercer a democracia de maneira justa e segura.

Uma dessas regras é o uso de celular ou qualquer outro dispositivo eletrônico dentro das cabines de votação. Caso essa regra seja descumprida e o eleitor seja pego, o voto pode ser anulado, além de ser denunciado às autoridades competentes.

A boca de urna, que consiste na tentativa de convencimento de outros eleitores a votar em algum candidato nas proximidades dos locais de votação, é estritamente proibido. A pena varia entre uma multa que pode chegar em até R$ 15 mil ou até uma prisão de 6 meses a um ano.

Também é crime o uso de alto-falantes, promoção de comícios ou carreatas e a aglomeração de pessoas com roupas e acessórios de um candidato, partido e coligação. Todas as manifestações políticas no dia devem ser individuais e não coletivas.

O horário das votações iniciam às 9h e vão até às 17h, tendo como referência o Horário de Brasília (Distrito Federal). Os resultados serão divulgados a partir das 17h, no mesmo dia, pelos portais da Justiça Eleitoral.

 

« Voltar

NO SERTÃO

Lúcia de Chica Motta avalia seus primeiros 6 meses de trabalho com foco em saúde e outras áreas

NO SERTÃO

11ª edição da Cavalgada Acorda São Pedro marca Dia de São Pedro em São Mamede

Veja também...

EDUCAÇÃO

Professores de Mãe d'Água participam de capacitação focada na Inovação e Inclusão

NA CONTA

Fluminense chega a R$ 220,6 milhões em premiações na Copa do Mundo

NO SERTÃO

Lúcia de Chica Motta avalia seus primeiros 6 meses de trabalho com foco em saúde e outras áreas