Compartilhe

Audiência pública: Câmara de Patos debate sobre políticas destinadas às pessoas com TEA

Por Assessoria    Sábado, 10 de Maio de 2025


A Câmara Municipal de Patos, por iniciativa do vereador Ítalo Gomes (Republicanos), realizou, na noite da última quarta-feira, dia 30 de abril, às 19h, uma audiência pública para debater o autismo, seus desafios e a necessidade de maior conscientização sobre a condição. O evento fez alusão à programação da Semana Municipal de Conscientização do Transtorno do Espectro Autista, lei aprovada pelo Poder Legislativo de Patos. “Essa audiência pública é para discutir temas relevantes relacionados ao diagnóstico, inclusão social, políticas públicas de apoio, além de abrir espaço para especialistas, familiares e pessoas com TEA, para que possam compartilhar experiências, promover debates construtivos e buscar soluções para melhorar a qualidade de vida e a inclusão plena dessas pessoas na sociedade”, fundamentou o autor em seu requerimento, aprovado por unanimidade.

Participaram do evento Elisangêla Corsino, vice-presidente da Associação de Pais e Amigos dos Autistas – ASPA; Gigliana Maria Sobral, cirurgiã-dentista; Jamerson Ferreira, ex-vereador e pai de autista; Jossely Oliveira, mãe solo de filhos autistas e pioneira na luta pelos direitos das pessoas com o espectro autista; Sônia Medeiros, coordenadora do Núcleo de Educação Inclusiva da Educação de Patos; e outros representantes da sociedade civil organizada.

Pronunciamento

Na tribuna, Ítalo Gomes abriu os trabalhos ressaltando a importância do debate e que provoca um feito muito positivo. “Por entender que se trata de um tema muito relevante e que precisa ser exaustivamente discutido, não somente hoje, mas em todos os dias”, defendeu, acrescentando que o Poder Legislativo tem contribuído de forma decisiva com os avanços, “a exemplo da lei que garante a carteirinha para as pessoas com TEA, que garante estacionamento, que garante o atendimento do profissional de apoio pela Secretaria de Educação e tantos outros projetos de lei, como o que estabelece a semana de conscientização”, relacionou o edil durante sua fala.

Voto de Aplauso

Durante a audiência, a Câmara aproveitou para fazer a entrega de dois Votos de Aplauso à senhora Sônia Medeiros, coordenadora geral do Núcleo de Educação Inclusiva da Secretaria Municipal de Educação de Patos. O primeiro voto, de autoria da vereadora Tide Eduardo, foi extensivo aos profissionais de apoio escolar, pela realização de um evento de formação única sobre educação inclusiva, intitulado Educação Inclusiva em Novas Perspectivas, realizado no início de abril na casa de eventos Patos Walter Play. O segundo, de autoria do vereador Jônatas Kaiky, foi pelos relevantes serviços prestados ao município.

 
 

« Voltar

DESENVOLVIMENTO

Junior Contigo comemora ordem de serviço para construção do Centro de Especialidades Médicas

NA PARAÍBA

Vereador diz que funcionários públicos são ‘câncer’ do país, e pede desculpas: “fui infeliz”

Veja também...

INUSITADO

Pescador de Baía da Traição captura peixe-leão

OPORTUNIDADE

Inscrições do concurso para professor do Estado são prorrogadas

NO SERTÃO

Homem é preso por agredir e estrangular a esposa na frente dos filhos em Princesa Isabel