Carregando...
Por favor, digite algo para pesquisar.

Bebê nasce 30 anos depois da irmã 'gêmea' após embrião ficar congelado e bate recorde

Por Fantástico   Segunda-Feira, 17 de Novembro de 2025

Thaddeus se parece com qualquer bebê de quatro meses: come, dorme e reclama quando tem cólica. Sua história, no entanto, é única. O menino nasceu do embrião mais velho do mundo, que permaneceu congelado por 31 anos, estabelecendo um novo recorde para a ciência.

A fertilização in vitro que originou Thaddeus foi realizada em 1994. Naquele ano, seus pais adotivos, Lindsey e Tim, tinham apenas 5 e 3 anos de idade, respectivamente. A situação inusitada gera confusão. "Tenho uma amiga que fez 31 anos e questionou: 'Peraí, quem é mais velho? Eu ou o seu bebê?'", diverte-se Lindsey.

A mãe biológica é Linda, moradora de Portland, Oregon, a quase 4 mil quilômetros de distância de Lindsey, que vive em Ohio. O embrião de Thaddeus foi concebido junto com o de sua irmã biológica, Amanda, hoje com 30 anos, através de um tratamento de fertilização de Linda com o ex-marido.

Linda desejava ter mais filhos, mas o casamento terminou e, com o divórcio, ela ficou com a guarda dos embriões. Ela decidiu doá-los sob a condição de uma "adoção aberta", que lhe permitisse conhecer os pais adotivos. "Queria saber onde estariam, conhecer a família e vê-los crescer", explicou Linda.

O caminho de Lindsey e Tim até a paternidade também foi marcado por dificuldades e tentativas frustradas de engravidar. O casal já pesquisava a adoção tradicional quando encontrou, por acaso, um site de uma ONG especializada em adoção de embriões. "Pensei: é a realização de um sonho. Posso adotar um bebê. Posso gestar e parir um filho", relatou Lindsey.

A "idade" do embrião não preocupou o casal. "Nós realmente acreditamos que todo embrião deve ter uma chance de viver, então dissemos 'sim' pros embriões de 30 anos", afirmou Tim. Ele conta que a "ficha só caiu" sobre o recorde quando a imprensa os procurou.

O bebê é o embrião mais velho da história a nascer — Foto: Reprodução

O bebê é o embrião mais velho da história a nascer — Foto: Reprodução

Durante três décadas, o embrião de Thaddeus ficou preservado em um tanque de nitrogênio líquido, a quase 200 graus abaixo de zero. Segundo a embriologista Sarah Coe Atkinson, que preparou o embrião, ele estava "novo em folha". "Os embriões ficam congelados no tempo, não envelhecem nem um dia sequer. O nitrogênio é tão gelado que é coisa de ficção científica", disse.

O procedimento para viabilizá-lo, no entanto, foi delicado. A tecnologia de fertilização evoluiu muito, e a técnica de congelamento usada nos anos 1990 era gradual, o que criava cristais de gelo que podiam destruir as células no descongelamento. Sarah usou uma técnica de banho de água a 35 graus para reativar as células com segurança.

Após uma semana de cultivo, o embrião estava pronto. O procedimento de implantação em Lindsey durou apenas 10 minutos e, duas semanas depois, ela recebeu a notícia da gravidez. O caso de Thaddeus, porém, destaca uma questão maior: existem mais de 1,5 milhão de embriões congelados nos EUA, país que, segundo o Dr. John Gordon, não possui leis para limitar sua criação.

Linda, a mãe biológica, não se arrepende da doação. Ela espera conhecer Thaddeus, que ela acha parecido com a filha Amanda. "Minha filha chama o Thaddeus de irmão gêmeo", revelou Linda. "Sinto que fui abençoada com outro milagre". Lindsey e Tim também planejam aumentar a família e já adotaram outros dois embriões.

« Voltar

Veja também...

CUIDADOS

Especialista explica como identificar suplementos irregulares e proteger sua saúde

Publicado em Domingo, 16 de Novembro de 2025
Especialista explica como identificar suplementos irregulares e proteger sua saúde

TV 40 Graus

Click 40 Graus

DIEIMI SHERLLON

Dieimi Sherllon: Jeitinho encantador!

Publicado em Sexta-Feira, 7 de Novembro de 2025
Dieimi Sherllon: Jeitinho encantador!