Compartilhe

Descoberta na Turquia reforça a narrativa bíblica da Arca de Noé

Por Extra    Quarta-Feira, 12 de Março de 2025


Uma descoberta na Turquia reforçou o texto bíblico da Arca de Noé. Pesquisadores descobriram que um monte em forma de barco — que os fiéis há muito acreditavam ser a Arca de Noé — provavelmente ficou submerso durante uma enchente devastadora há cerca de 5.000 anos, informou o jornal "The Jerusalem Post".

Uma equipe internacional de especialistas tem trabalhado em conjunto desde 2021 para estudar a Formação Durupinar, que eles acreditam guarda uma enorme embarcação preservada.

ewhwsds

A estrutura geológica de 163 metros de comprimento, composta de limonita — um minério de ferro — está localizada aproximadamente 35km ao sul do cume do Monte Ararat, na Turquia, perto da fronteira iraniana, no distrito de Doğubayazıt, em Ağrı.

Esta formação interessa a especialistas há décadas devido ao seu formato e dimensões semelhantes a um navio, semelhantes à descrição bíblica da Arca de Noé e à menção do Monte Ararat em textos religiosos.

De acordo com a Bíblia, as dimensões do navio eram "um comprimento de trezentos côvados, largura de cinquenta côvados e altura de trinta côvados", espelhando as da formação Durupinar, "e a arca repousava sobre as montanhas de Ararat", segue o relato religioso. Côvado era uma unidade de medida de comprimento utilizada por várias civilizações antigas, como babilônios, egípcios e hebreus.

Novas descobertas também mostraram que a formação já esteve submersa sob a água, pois amostras de solo contendo traços de materiais semelhantes a argila, depósitos marinhos e restos de frutos do mar foram datadas de uma época em que os dilúvios bíblicos teriam ocorrido, entre 3.500 e 5.000 anos atrás.

A Arca de Noé é o navio na narrativa do dilúvio do Gênesis, um dos livros da Bíblia, pelo qual Deus poupou Noé, sua família e todos os animais do dilúvio. Segundo o Gênesis, Deus deu a Noé instruções para construir a arca. Sete dias antes do dilúvio, Deus disse para Noé entrar na arca com sua família e os animais. A história passa a descrever a arca navegando durante o dilúvio e o posterior recuo das águas, até seu encalhe no Monte Ararat.

A história se repete, com variações narrativas, no Alcorão, o livro sagrado do islamismo.

« Voltar

POMBINHOS

A foto de escola que ajudou a reunir namoradinhos de infância 85 anos depois

INUSITADO

Eclipse solar de 2025 poderá ser visto em diversas partes do mundo neste sábado

Veja também...

BOA NOTÍCIA

Tide anuncia aumento de 10% para os servidores da Câmara de Patos e antecipação de 50% do 13º salário

SEM NEGÓCIO

Ancelotti volta atrás e recusa oferta da CBF para assumir a seleção

SEM NEGÓCIO

Real emperra acordo entre Ancelotti e a Seleção; CBF encerra negociação