Compartilhe

Caranguejos em Marte? Rover da Nasa tira foto curiosa no Planeta Vermelho

Por Galileu    Sexta-Feira, 8 de Setembro de 2023


Uma foto tirada pelo rover Perseverance, da Nasa, em Marte, mostra duas formações marcianas com um formato muito inusitado: uma lembra uma garra de caranguejo e a outra, uma barbatana de tubarão.

"Esta dupla rochosa foi vista em uma área varrida pelo vento. Eu vejo uma... garra de caranguejo? Barbatana de tubarão? Comente abaixo com o que você vê!", publicou o perfil oficial no Twitter do Perseverance.

 

 

De acordo com a agência espacial norte-americana, o rover fez o clique em 18 de agosto usando seu equipamento de duas câmeras Right Mastcam-Z, localizado no alto de seu mastro. Mais detalhes sobre as rochas ainda não foram divulgados.

Não é a primeira vez que vemos pedras em Marte com formatos estranhos. Em junho de 2023, o rover captou várias imagens de uma grande rocha em forma de donut. Pela formação ser incomum na paisagem marciana, o Instituto de Busca por Inteligência Extraterrestre (SETI) sugeriu em uma publicação no Twitter que esta poderia ser “um grande meteorito junto com pedaços menores”.

Já em julho de 2022, a Nasa compartilhou outra foto, também registrada pelo Perseverance, de fragmentos que lembravam um espaguete – mas que a agência identificou posteriormente como um equipamento do próprio rover. Tratava-se de um pedaço de rede de Dacron, uma fibra de poliéster usada em mantas térmicas, segundo o site WION.

A sonda da Nasa foi lançada em 30 de julho de 2020 e pousou no planeta vermelho só em 18 de fevereiro de 2021. A duração da missão de Perseverance é de pelo menos um ano marciano (cerca de 687 dias terrestres).

 

Por que vemos caranguejos em rochas?

 

A tendência psicológica de ver padrões familiares em objetos ou visuais aleatórios, como uma garra de caranguejo quando você olha para uma rocha, é chamada de pareidolia. No ano passado, uma equipe de cientistas do Canadá e Líbano publicou um estudo relacionando o fenômeno a um sinal de criatividade.

Apesar do Perseverance já ter se deparado com rochas bem estranhas, seu objetivo é procurar sinais de vida microbiana antiga e preparar o caminho para uma futura exploração humana em Marte.

Conforme o site da Nasa, “o rover tem uma broca para coletar amostras de rochas e solo marcianos e, em seguida, armazená-las em tubos selados para serem coletadas por uma missão futura que as transportará de volta à Terra para análise detalhada”.

« Voltar

DESCOBERTA

Arqueólogos acham em Israel estrutura de 3 mil anos que corrobora histórias bíblicas

CURIOSIDADES

Mito ou verdade? Como o vinagre de maça influencia na saúde

Veja também...

FLAGRANTE

Apreendido em Patos carro roubado flagrado por câmeras da PM

ROMANTISMO

Falta um mês para o show de Fábio Jr. em João Pessoa

MAIS SAÚDE

Hospital Regional de Patos passará a contar com neurocirurgiões no começo de 2025