Onze anos sem a presença do velho guerreiro Chico Bocão, um político correto na essência da palavra
Por Vicente Conserva - 40 graus Quarta-Feira, 3 de Setembro de 2025
Lá se vai mais de uma década de ausência de um dos políticos que mais fizeram história na Capital do Sertão. Estamos falando de Francisco Antônio de Maria, ou simplesmente Chico Bocão, como mais gostava de ser chamado, que nos deixou numa quarta-feira, 3 de setembro, em 2014.
Há exatos onze anos, Patos dava o seu adeus ao político que fez história na Capital do Sertão, não só pelo seu recorde de mandatos como vereador, mas muito mais pela história que construiu dentro e fora da política.

Chico deixou um legado de homem íntegro, político sério, com cheiro do povo humilde que acabou sendo seguido por sua filha Fátima Bocão que ingressou na política para trilhar os caminhos do pai, e hoje tem atuação marcante, principalmente nas camadas mais pobres da população.
Para Fátima, vereadora de terceiro mandato, não existe um ano sequer que não seja lembrada esta data de sua partida. “Meu pai deixou uma história muito bonita, e assim é uma forma para fazer com que as pessoas nunca se esqueçam do que ele fez e plantou.

Foi assim que o homem nascido em 9 de maio de 1932 no município de Pocinhos próximo a Campina Grande, completou em 31 de dezembro de 2012 o seu 10º mandato parlamentar na Capital do Sertão e se tornou o recordista de mandatos em todo país por muito tempo.