Compartilhe

Prefeito de Cacimbas é condenado por improbidade na contratação de servidores

Por Assessoria TJPB    Quarta-Feira, 9 de Outubro de 2019


O prefeito do Município de Cacimbas, Geraldo Terto da Silva, foi condenado por improbidade administrativa em virtude da contratação de servidores sem concurso público. A condenação foi decidida pelo juiz Rúsio Lima de Melo, que aplicou penalidades de suspensão dos direitos políticos pelo prazo de três anos e multa civil equivalente a 10 vezes o valor da última remuneração percebida no cargo de prefeito. Cabe recurso.

O processo foi julgado durante o Mutirão da Meta 4, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), no âmbito do Judiciário estadual.

Conforme a denúncia do Ministério Público da Paraíba (MPPB), na gestão do prefeito foram realizadas diversas contratações sem concurso público. Os contratos temporários foram prolongados por períodos superiores ao que a lei permite, sem que o demandado tomasse qualquer providência no sentido de realizar concurso público.

A defesa alegou que as contratações temporárias, na época dos fatos, foram totalmente legais, visto que aconteceram com base na Lei Municipal nº 268/2013.

“A contratação de servidores públicos sem prévia aprovação em concurso público e sem qualquer motivo plausível para a não realização do certame, já é apta a caracterizar ato como ímprobo, vez que ao gestor não é dado alegar o desconhecimento da regra constitucional, principalmente em face da sua experiência no trato da coisa pública”, destacou o juiz.

« Voltar

ELEIÇÕES 2024

Republicanos de João Pessoa faz encontro com pré-candidatos a vereador e demonstra força

EM BRASÍLIA

Aguinaldo Ribeiro assume liderança da Maioria no Congresso Nacional

Veja também...

NO SERTÃO

Debate na Câmara de Patos trata sobre autismo com foco na saúde de quem cuida

DELÍCIAS

Guia do pudim de leite condensado perfeito; saiba como fazer

MUDANÇAS

Supremo permite foto com traje religioso em documento